Carlos Jordy e Sóstenes são alvo de buscas em operação da PF

Sóstenes Cavalcante Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Sóstenes Cavalcante Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Ação apura o suposto uso irregular de verbas públicas vinculadas às cotas parlamentares

A Polícia Federal (PF) realiza nesta sexta-feira (19) uma operação na qual alega apurar o suposto uso irregular de verbas públicas vinculadas às cotas parlamentares. A apuração levou ao cumprimento de mandados de busca e apreensão contra dois deputados federais do PL do Rio de Janeiro: Sóstenes Cavalcante, líder do partido na Câmara, e Carlos Jordy.

A PF diz suspeitar que os recursos de cotas teriam sido desviados por meio da apresentação de contratos falsos com empresas de locação de veículos. As diligências fazem parte da Operação Galho Fraco, uma nova etapa da Operação Rent a Car, deflagrada inicialmente em dezembro do ano passado, que apura crimes como peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A cota parlamentar é a verba mensal destinada a custear gastos relacionados ao mandato, como transporte, hospedagem, alimentação, estrutura de gabinete e serviços contratados. Ao todo, os agentes da PF cumprem na operação sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a divulgação do caso, o deputado Carlos Jordy se pronunciou em suas redes sociais e disse ser vítima de perseguição e que a operação ocorreu no dia do aniversário da filha. O parlamentar afirmou que até seus pais, já idosos, também estariam sendo alvo de busca e apreensão.

– Nós não vamos nos intimidar. Eu não vou abaixar minha cabeça para essa covardia. Isso aqui, para mim, vai ser mais um instrumento de ânimo para enfrentar essa tirania, essa ditadura do Judiciário, que persegue seus adversários utilizando o aparato da Justiça, o aparato público, o aparato estatal – declarou.