
Rubinho Nunes lista homenagens e distribuição de materiais em diversas cidades
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) publicou em suas redes sociais uma série de imagens que mostram ações do PT durante o carnaval com indícios de campanha eleitoral antecipada em favor do presidente Lula (PT). Segundo o parlamentar, pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores e apoiadores transforaram a maior festa popular do país em plataforma de promoção político-partidária, em uma atuação que, na sua avaliação, revela uma prática sistemática e coordenada em diferentes regiões.
– Não estamos falando de um episódio isolado, mas de uma ação repetida em vários estados do Brasil, transformando o Carnaval em palanque político – afirmou Rubinho.
O vereador por São Paulo listou não apenas o desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que exaltou o petista e também fez referências visuais ao PT, como ações em outras cidades.
Confira:
Rio de Janeiro (RJ)
Durante o foram exibidas referências visuais ao Partido dos Trabalhadores, incluindo estrela e cores associadas à legenda, além de menções políticas no samba-enredo. O presidente Lula esteve presente na pista ao lado do prefeito Eduardo Paes.
Belo Horizonte (MG)
O vereador Pedro Rousseff distribuiu adesivos com mensagens de apoio ao presidente durante as festividades.
São Paulo (SP)
No centro da capital paulista, foliões receberam leques com mensagens alusivas à reeleição presidencial e referências ao número do partido.
Recife (PE)
Durante o bloco Galo da Madrugada, houve manifestações públicas de apoio ao presidente durante apresentação artística.
Salvador (BA)
Durante apresentação musical, foi puxado coro favorável ao presidente, com a presença de autoridades federais.
EVENTOS FINANCIADOS
Rubinho destacou que muitos dos eventos citados, especialmente o Carnaval do Rio de Janeiro, recebem financiamento direto e indireto do poder público, seja por meio de repasses, patrocínios de estatais, incentivos fiscais ou custeio de infraestrutura.
Segundo ele, essa circunstância pode agravar os fatos sob o ponto de vista eleitoral.
– Quando estruturas financiadas com dinheiro público são utilizadas para promover uma liderança política, há um possível desequilíbrio na disputa e um cenário que pode caracterizar abuso de poder econômico – afirmou.
O vereador ressaltou que o uso da máquina pública, ainda que indireto, para promoção eleitoral é tema sensível na legislação eleitoral brasileira.
VEREADOR FALA EM POSSÍVEL VIOLAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL
Rubinho Nunes afirmou que os episódios podem configurar propaganda eleitoral antecipada e que estuda medidas cabíveis junto à Justiça Eleitoral e órgãos de controle.
– Existe uma linha clara entre manifestação cultural e promoção eleitoral. O que vimos foi a repetição de atos políticos em eventos de grande alcance popular – declarou.
Confira:





