Câmara Legislativa do DF celebra 10 anos da ABBP em sessão solene

Homenagem destacou a importância dos portais de notícias para a democracia e a comunicação digital ética no DF. Portal do Callado foi um dos homenageados

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) celebrou, nesta segunda-feira (25), os 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) em uma sessão solene transmitida ao vivo pela TV Distrital e pelo YouTube, com tradução simultânea em Libras. A solenidade, proposta pelo deputado Roosevelt (PL), ressaltou o importante papel dos portais de notícias para o fortalecimento da democracia e o acesso à informação.

O Portal do Callado, o pioneiro de Brasília que completa 21 anos criação em janeiro, foi um dos homenageados na solenidade, sendo representada por Maria Mariana Callado, que recebeu a comenda das mãos do deputado Roosevelt Vilela e da senador Maria Célia Leão.

Em seu discurso, Roosevelt destacou a relevância dos portais de notícias para o cenário político local, afirmando que “reconhecer os portais de notícias significa reconhecer a importância do acesso à informação”. O deputado fez questão de parabenizar os editores responsáveis pelos portais de notícias no Distrito Federal, reforçando a defesa pela liberdade de imprensa.

José Fernando Vilela, presidente da ABBP e editor-chefe do portal Expressão Brasiliense, agradeceu a homenagem e falou sobre o papel da associação, que, ao longo de sua história, se consolidou como um pilar da comunicação digital. Vilela ressaltou o compromisso da entidade com o jornalismo ético, responsável e alinhado com a verdade.

Toni Duarte, conselheiro da ABBP e editor-chefe do portal Radar DF, recordou a fundação da entidade, destacando a importância da criação da ABBP em 2014, em um cenário de resistência por parte da comunicação tradicional. Segundo ele, a associação promoveu um novo ciclo de informação mais inclusiva e independente.

Durante a sessão, Fred Lima, conselheiro da ABBP e editor-chefe do portal Lupa Política, fez uma homenagem ao falecido fundador da entidade, Francisco de Paula Lima Júnior, o professor Chico. Lima também lembrou que a sessão inaugural da ABBP na CLDF, em 2014, foi presidida pela vice-governadora Celina Leão, na época deputada distrital, e agradeceu a presença de Maria Célia Leão, mãe da vice-governadora, na solenidade.

Sandro Gianelli, conselheiro da ABBP e editor-chefe do portal Conectado ao Poder, também recordou a sessão de inauguração da entidade e refletiu sobre as transformações na veiculação de notícias no Distrito Federal ao longo da última década.

Maria Célia Leão, em nome da vice-governadora Celina Leão, parabenizou a ABBP pelos dez anos de dedicação e inovação na comunicação. Ela compartilhou uma mensagem de Celina, ressaltando a contribuição da associação para a liberdade de imprensa no DF e o fortalecimento da democracia.

O evento contou com a presença do senador Izalci Lucas (PL-DF), que parabenizou a ABBP por sua década de conquistas. Ao final, a solenidade teve uma apresentação musical da banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF, e foram entregues moções de louvor a jornalistas de diversos portais de notícias, reconhecendo suas contribuições à população do DF.

A celebração do 10º aniversário da ABBP reafirma seu compromisso com o fortalecimento da mídia digital e o apoio à liberdade de expressão no Brasil.