Caiado diz que sua “1ª medida” será derrotar Lula em 2026

Governador de Goiás é pré-candidato à Presidência

Governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (União Brasil) afirmou que sua prioridade será derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A fala ocorreu neste sábado (26), durante painel na Expert XP, em São Paulo.

– A primeira medida que eu vou tomar, eu acho que ela é extremamente simpática. Vai ser derrotar o Lula – declarou ele, recebendo aplausos.

Na ocasião, o governador chamou o petista de “presidente marqueteiro”, e avaliou que ele age mais como candidato à reeleição que como chefe do Executivo. Na visão do político, o líder do Planalto usa seu cargo para promover uma campanha antecipada.

– Até porque ele quer tirar muito mais benefícios do ponto de vista pessoal ao fazer uma campanha eleitoral do que realmente assumir a responsabilidade como governante – adicionou.

Nesse sentido, Caiado defendeu o fim da reeleição presidencial no país, por acreditar que a possibilidade de recondução ao cargo deixa os ocupantes receosos e os impede de fazer reformas importantes para o país.

– O candidato à Presidência da República precisa ter apenas um mandato. É isso que dá coragem para fazer as mudanças que o Brasil precisa. Não dá para pensar já na segunda eleição. Tem que resolver, tem que ter foco – defendeu.

O governador de Goiás também avaliou que Lula trata o governo como patrimônio partidário e age de forma autoritária em nome da própria democracia.

– Quem é Lula para falar de democracia? Estava lá batendo palmas para os russos. O Brasil não é do PT, o Brasil é dos brasileiros – frisou.