Brasilienses prontos para o Rally dos Sertões 2024 

Pela primeira vez, o Rally dos Sertões, maior rally das Américas, terá sua largada e chegada, na Capital Federal. O evento, que celebra sua 32ª edição em 2024, fez história ao retornar a Brasília após três passagens anteriores (1999, 2005 e 2020). A primeira etapa do evento começou ontem e contou com o entusiasmo dos sete pilotos brasilienses que disputam na categoria UTV. 

O destaque entre os brasilienses é Nelsinho Piquet, campeão da categoria UTV 3 na edição de 2023. O piloto, que já não mora na cidade há alguns anos, demonstra grande emoção em competir no local onde cresceu. “Não é todo dia que podemos correr em Brasília, especialmente porque estamos sem autódromo aqui. Ter a prova na nossa cidade, com amigos e família por perto, é um privilégio”, afirmou Piquet, que compete ao lado do navegador Filipe Bianchini, também de Brasília.

Outro nome que celebra a oportunidade de competir em solo candango é Vilson Thomas, conhecido como Pintado. O veterano piloto, com 12 participações no Sertões, enaltece a sensação única de largar e chegar em sua cidade natal sem a necessidade de longas viagens. “É uma satisfação muito grande. Nunca imaginei que, depois de tantos anos, teria a chance de fazer isso aqui”, declarou.

Para André Costa, que fará sua terceira participação no rally, a experiência de iniciar e concluir a prova em Brasília é igualmente especial. “Nasci e cresci aqui, e é um privilégio largar e chegar em casa. Terminar o rally e dormir ao lado da minha esposa e família será uma sensação indescritível”, comentou.

A edição deste ano do Sertões BRB será um teste de resistência e habilidade para pilotos e navegadores, com um percurso total de mais de 3.500 km, dos quais 2.500 km são cronometrados. A prova atravessará três estados – Minas Gerais, Goiás e Bahia – além do Distrito Federal. A rota desafiante passará por locais icônicos como o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, inspirado na obra homônima de Guimarães Rosa.

Entre as principais novidades deste ano, estão as etapas Maratona, que exigirão maior ênfase na navegação. Em dias consecutivos, os competidores terão trechos com distâncias diferentes a serem percorridas, aumentando o grau de dificuldade e estratégia. Para os brasilienses, enfrentar esses desafios tendo Brasília como ponto de partida e chegada é um motivo de orgulho e uma motivação a mais.

Brasilienses acompanham evento que abre disputa do Rally dos Sertões

Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

O público brasiliense já pôde sentir um gostinho do que vem por aí com o Rally dos Sertões, evento que conta com patrocínio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF) e do Banco de Brasília (BRB). Nesta sexta-feira (23), pilotos participaram do Super Prime — uma prévia da prova oficial, que tem largada marcada para este sábado (24), também na capital federal.

Na manhã desta sexta, os competidores disputaram um prólogo, de 11 km, no Setor Militar Urbano (SMU). Os oito competidores mais rápidos de cada modalidade classificaram-se para o Super Prime, uma disputa eliminatória realizada nesta tarde, ao lado da Arena BRB Mané Garrincha, que confere aos vencedores a chance de escolher a posição em que querem largar na prova oficial — em rallys, nem sempre largar na frente é sinônimo de vantagem, já que quem sai depois pode contar com o apoio do trajeto já desenhado por outros competidores.

“Brasília tem visto o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento econômico para a cidade. É um evento maravilhoso, que atrai turistas e a entrega é maravilhosa para a população aqui do DF”, exaltou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.

O Super Prime foi aberto ao público. A estrutura do evento contou com arquibancadas para 10 mil pessoas. Os ingressos, concedidos pela Secretaria de Turismo, puderam ser adquiridos mediante doação de 2 kg de alimentos, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Hoje moradora de Brasília, a arquiteta Alice Rodrigues decidiu prestigiar o evento para lembrar a juventude em sua terra natal. “Sou cearense, um pouquinho ali perto das raízes do Rally, acho que foi por isso que deu mais vontade de vir também. Na cidade que eu morava, São Benedito, às vezes passava por lá, então eu sempre gostei”, afirmou.

O casal Anacleto Rodrigues e Eulânia Oliveira aproveitou para levar a sobrinha, Jamilly Pereira, que veio do Piauí para visitar a capital. “Demos uma volta na Esplanada e, como tinha o evento, eu disse: ‘Vamos lá ver’. Todo mundo aqui gosta de carros”, contou o professor.

Já o administrador Antônio Avelino veio à capital federal pela primeira vez especialmente para apoiar um amigo, que disputará o rally. “Viemos de Maceió (AL) rodando de carro, fazendo uma aventura já, dois dias de estrada até aqui. A cidade é uma maravilha, estamos tendo total apoio, é muito bem preparada. Está sendo ótima a recepção.”

Estrutura

Esta é a 32ª edição do Sertões BRB. O DF integrou o roteiro do rally em três oportunidades: 1999, 2005 e 2020. Mas será a primeira vez com largada e chegada na capital federal. “O Sertões é um evento genuinamente brasileiro, que representa a pátria, que tem orgulho de promover o Brasil, então acho que Brasília representa um pouco isso. Brasília é resultado de um sonho de integração nacional e o Rally dos Sertões também é”, destacou a CEO da marca, Leonora Guedes.

“Brasília tem uma estrutura que favorece muito, não só uma localização geográfica excelente, no meio do Brasil, mas um aeroporto com voos diretos para todas as capitais, também com voos diretos para o exterior, uma excelente infraestrutura hoteleira… Então, só tem pontos positivos”, acrescentou.

Os elogios à cidade também vêm de um grande conhecedor do Sertões BRB. Maior campeão da história, com sete títulos na categoria moto, o paulista Jean Azevedo vai disputar a edição de 2024 na categoria UTV e esteve presente no Super Prime. “Já dormi aqui em edições que saíram de Goiânia, mas é a primeira vez que a gente sai daqui realmente. A estrutura é muito boa, está sendo uma experiência bem legal”, apontou. “Brasília está de parabéns pela estrutura que nos proporcionou, um lugar muito bacana, bonito, com uma estrutura muito boa, então isso já facilita pra gente e agora vamos começar o rally mesmo”, emendou o navegador da equipe de Jean, Idali Bosse.

A largada oficial será neste sábado (24), quando os pilotos seguirão em direção a Formosa (GO). Até o dia 31, os competidores vão passar por três estados — Goiás, Bahia e Minas Gerais — e retornarão ao DF, percorrendo, ao todo, 3.504 km. Entre os pontos que servirão de cenário para a prova, estão o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais, e o Parque Estadual Terra Ronca, em Goiás.

O público brasiliense poderá acompanhar a chegada promocional, também ao lado da Arena BRB Mané Garrincha, a partir das 8h do dia 31. Além disso, este sábado será o último dia para conferir a Vila Sertões, aberta desde a última quarta-feira (21).