Evento entre 24 e 26 de outubro marca a inauguração de duas pistas de padrão internacional no Parque da Cidade e celebra os 65 anos da capital
Pela primeira vez, Brasília será palco de uma etapa do STU National Street Finals, que ocorrerá de 24 a 26 de outubro no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A competição encerrará a temporada 2025 da modalidade street, após passar por Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Mais do que definir os campeões do circuito, o evento será um marco para o Distrito Federal, com a entrega de duas pistas de padrão internacional — uma de street, com 800 m², e outra de park, com 1.000 m² —, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a infraestrutura esportiva e o incentivo à cultura urbana.
“Receber o STU é mais uma conquista para Brasília, que se consolida como a capital do esporte. Além da competição, o evento deixa um legado permanente: novas pistas, oportunidades para nossos jovens atletas e mais um espaço de convivência para a comunidade. Esse é o nosso compromisso — investir em esporte, inclusão e transformação social”, destacou o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira.
A pista de street, projetada pela Rio Ramp Design, traz referências ao traçado do Plano Piloto, com duas asas e um eixo central. “O projeto partiu da demanda do STU por uma pista que potencialize fluidez e velocidade no percurso, além de permitir boas conexões entre os obstáculos. Alguns elementos fazem referência à arquitetura da capital”, explicou o arquiteto Bruno Pires, responsável pela obra.
O complexo esportivo, que também homenageia a arquitetura moderna de Brasília, integra as comemorações pelos 65 anos da cidade. Para Diogo Castelão, fundador do STU, a chegada da etapa final à capital tem significado especial.
“Trazer a etapa final do STU National para Brasília, justamente no ano em que a cidade celebra 65 anos, é muito marcante. Além de coroarmos os campeões do street, vamos inaugurar a primeira pista do STU na capital, projetada em diálogo com o modernismo que marca Brasília. O DF e o país serão presenteados com o melhor do skate brasileiro e com um complexo do mais alto nível”, afirmou.
Disputa acirrada
Após três etapas, o circuito chega à decisão com Maria Almeida na liderança do street feminino, com 104.880 pontos, seguida por Duda Ribeiro (102.069). No masculino, Gabryel Aguilar lidera com 140.000 pontos, enquanto Ivan Monteiro aparece logo atrás, com 124.000. Já no park, que terá suas finais em local ainda a definir, Helena Laurino e Nicolas Falcão ocupam a liderança.
O evento conta com patrocínio master do Banco BV, apoio de Petrobras, Red Bull, Heineken 00 e parcerias com Instituto Heineken, Mini Kalzone, Embratur, FSKDF, ABPSK, Drop Dead, Instituto Conecta e Secretaria de Esporte e Lazer do DF. A competição é homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e apresentada pelo Ministério do Esporte e Governo Federal.
“O apoio a eventos como o STU mostra que o Governo do Distrito Federal acredita no esporte como caminho de desenvolvimento social e humano. Além de fomentar o skate, estamos movimentando a economia criativa, o turismo e a cultura urbana”, reforçou Renato Junqueira.