Bolsonaro pode ficar até sete dias internado após cirurgia

Previsão foi feita pela equipe médica que irá operá-lo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será internado nesta quarta-feira (24), em Brasília, para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, e os médicos estimam que a internação possa durar até uma semana.

Segundo a equipe médica, o procedimento será feito no Hospital DF Star no dia 25 de dezembro pelo cirurgião Cláudio Birolini. A previsão do prazo para internação considera o período necessário para controle da dor, fisioterapia e prevenção de complicações após a cirurgia.

– Trabalhamos com a possibilidade de uma internação de cinco a sete dias, considerando a segurança necessária e as particularidades do caso – afirmou Birolini à CNN Brasil.

Exames clínicos e de imagem apontaram hérnia inguinal bilateral com protrusão de alça intestinal. O quadro também pode explicar os soluços persistentes relatados por Bolsonaro nos últimos dias.

Durante a internação, os médicos devem realizar um bloqueio anestésico do nervo frênico para reduzir as crises de soluços.

A internação e a cirurgia foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta terça-feira (23). A decisão prevê medidas de segurança no hospital.

– A Polícia Federal deverá garantir vigilância e segurança 24 horas por dia, mantendo, no mínimo, dois policiais federais na porta do quarto – diz um trecho da decisão.

Moraes também proibiu a entrada de celulares e equipamentos eletrônicos no quarto, permitindo apenas materiais médicos. Michelle Bolsonaro será a única acompanhante autorizada durante o período de internação.

Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal

Ex-presidente será internado no dia 24 de dezembro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta terça-feira (23), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja internado nesta quarta (24) e faça uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral.

Bolsonaro será internado no Hospital DF Star, que fica a menos de três quilômetros de onde o ex-presidente está preso desde 22 de novembro. Ainda não foi informado o horário da chegada do ex-chefe do Executivo no hospital, nem o do início do procedimento cirúrgico, previsto para ocorrer no dia 25, feriado de Natal.

Moraes também permitiu que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal de Bolsonaro no período em que ele estiver no DF Star. O ministro não atendeu ao pedido da defesa para visitas de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL).

O ministro do STF determinou ainda medidas de segurança no hospital. Uma determinação é que pelo menos dois policiais federais fiquem na porta do quarto onde estará Bolsonaro em todo o período em que ele estiver internado.

– A Polícia Federal deverá providenciar a completa vigilância e segurança do custodiado durante sua estadia, bem como do hospital, mantendo equipes de prontidão. A Polícia Federal deverá garantir, ainda, a segurança e fiscalização 24 (vinte e quatro) horas por dia, mantendo, no mínimo 2 (dois) policiais federais na porta do quarto do hospital, bem como as equipes que entender necessárias dentro e fora do hospital – diz um trecho da decisão.