Ativista brasileiro e Greta voltam a embarcar em navio para Gaza

Greta Thunberg e Thiago Ávila Foto: EFE/JPGandul
Greta Thunberg e Thiago Ávila Foto: EFE/JPGandul

Flotilha já foi interceptada por Israel em junho

Uma flotilha com ajuda humanitária partiu neste domingo (31) de Barcelona rumo à Faixa de Gaza, em uma tentativa de romper o bloqueio naval imposto por Israel. A nova “aventura” conta com a participação da ativista sueca Greta Thunberg, do brasileiro Thiago Ávila e do ator irlandês Liam Cunningham, conhecido por Game of Thrones.

Muitas pessoas acompanharam a saída dos barcos, com bandeiras palestinas e gritos de “Palestina Livre”. Os organizadores denunciam omissão internacional diante da crise humanitária em Gaza, agravada pela guerra iniciada em outubro de 2023, guerra essa deflagrada pelo grupo terrorista Hamas.

Greta afirmou que a missão busca desafiar um “sistema internacional que ignora o direito humanitário”. Cunningham chamou o momento de “vergonhoso para o mundo”.

Em junho, uma flotilha semelhante foi interceptada por Israel. Thiago Ávila, que também participou daquela tentativa, relatou ter contraído sarna durante a detenção.

Israel alega que o bloqueio, vigente desde 2007, é necessário para impedir o envio de armas ao Hamas e considera ações como esta uma forma de propaganda.

Além dos barcos que saíram da Espanha, outras embarcações devem partir nos próximos dias da Grécia, Itália e Tunísia.