Após perícia médica, Moraes libera que Silveira faça cirurgia

Ex-deputado será submetido a procedimento no joelho direito

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-deputado federal Daniel Silveira seja submetido a uma cirurgia no joelho direito, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitir parecer favorável à realização do procedimento.

Antes da decisão, a defesa de Silveira encaminhou um exame de ressonância magnética que atestava o desgaste no joelho de seu cliente. Os advogados manifestaram o pedido de cirurgia em caráter de urgência e aguardavam uma decisão desde 24 de junho.

O magistrado, porém, solicitou uma perícia do caso. O médico responsável pela análise confirmou ser necessário que o ex-parlamentar passe, com “brevidade”, pela reconstrução do ligamento cruzado anterior e reparo meniscal, em razão de lesões “pertinentes”.

Desde 2021, Silveira lida com um problema crônico no joelho direito, e acabou por sofrer uma nova lesão há dois meses enquanto cumpre pena na Colônia Agrícola de Magé, Rio de Janeiro.

Ao autorizar o procedimento, Moraes determinou que a defesa informe à Suprema Corte o agendamento da intervenção cirúrgica na “rede privada conveniada a seu plano de saúde, cabendo a ela, inclusive, requerer, se necessário, junto à entidade, a validação para realização do procedimento cirúrgico”.