Aneel anuncia bandeira verde na conta de energia em janeiro

Conto de luz Foto: Agência Brasil
Conto de luz Foto: Agência Brasil

Conta de luz deve ficar mais barata para os consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a conta de luz terá bandeira verde em janeiro de 2026, sem cobrança adicional para os consumidores, em todo o país.

Segundo a agência, mesmo com o início do período chuvoso abaixo da média histórica, os volumes de chuva e os níveis dos reservatórios se mantiveram estáveis nos últimos meses, o que garantiu condições favoráveis ao sistema elétrico.

Com esse cenário, não será necessário acionar usinas termelétricas em grande escala no próximo mês. A redução no uso dessas usinas evita custos extras, que normalmente são repassados ao consumidor.

Em dezembro, a Aneel já havia reduzido a bandeira tarifária do patamar vermelho 1 para amarela, o que diminuiu a cobrança adicional de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

O Ministério de Minas e Energia informou que a bandeira verde indica segurança energética e menor dependência das termelétricas, que têm custo mais alto e usam combustíveis fósseis.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias mostra os custos da geração de energia no Sistema Interligado Nacional. Na bandeira verde, não há acréscimo na conta. Já nas bandeiras amarela ou vermelha, o consumidor paga um valor extra conforme o consumo.

Siga-nos nas nossas redes!