Unidade em Santa Maria amplia logística e fortalece empreendedores locais
O governador Ibaneis Rocha participou nesta quarta-feira da inauguração do novo Centro de Distribuição da Amazon no Distrito Federal. Localizado em Santa Maria, o espaço de 67 mil m² tem capacidade para processar 135 mil pacotes por dia e deve ampliar a agilidade das entregas e a eficiência logística da região.
A unidade, chamada XBS1, se soma a outro centro já existente e a três estações de entrega operadas pela empresa norte-americana no DF, fruto de investimentos de R$ 460,7 milhões na última década. Segundo o governador, somente este novo centro será responsável por 1.400 empregos diretos, além de impulsionar a integração nacional a partir da capital.
Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thales Mendes, ressaltou que a estrutura permitirá a pequenos e médios empreendedores locais maior alcance comercial ao integrar seus produtos ao marketplace da Amazon. Já o diretor de Operações da Amazon Brasil, Ricardo Pagani, destacou que a expansão em Brasília responde ao crescimento da demanda e promete reduzir ainda mais os prazos de entrega.
A capital federal tem se consolidado como referência logística nacional por sua localização estratégica, infraestrutura aeroportuária com duas pistas simultâneas, integração rodoviária com diversas regiões e incentivos fiscais. Empresas como a Ceva Logística, que participa da operação, reforçam que a estrutura contribui diretamente para fortalecer o ecossistema empresarial e econômico do DF.
Com mais de 200 polos logísticos no Brasil, a Amazon apoia 100 mil vendedores parceiros e distribui 150 milhões de produtos em 50 categorias, com a promessa de ampliar a conveniência para os clientes e criar novas oportunidades de negócios locais.