ACSs e AVAs são reconhecidos por sua atuação na promoção da saúde e bem-estar da população em sessão solene na Câmara Legislativa do DF
Nesta terça-feira (29), os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAs) foram homenageados em uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento celebrou a atuação desses profissionais na promoção do bem-estar, no fortalecimento de vínculos com a população e na prevenção de enfermidades.
Durante a cerimônia, a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF), Sandra França, destacou a importância dos agentes na construção de laços com a comunidade. “A Atenção Primária só existe por conta desse vínculo fundamental que os agentes realizam. Vocês, ACSs e AVAs, sintam-se orgulhosos”, afirmou.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, reforçou o papel estratégico dos agentes no cuidado da população e do meio ambiente. “Há muito trabalho nos bastidores. Zelar pela saúde das comunidades vai além do que se percebe. Os agentes são mais que agentes de cuidado; são agentes de escuta das pessoas”, avaliou.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), Ilda Angélica Correia, também comentou a importância do trabalho realizado. “Realizar visitas e orientar a população não é tão fácil como pode se imaginar, pois geralmente há mudanças de hábito envolvidas”, destacou.
Estiveram presentes na solenidade a deputada distrital Dayse Amarilio, o deputado distrital Jorge Viana e o presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (Sindivacs), Iuri Marques.
Sobre as Carreiras
Os AVAs atuam na prevenção de doenças, em ações de campo e visitas domiciliares e comunitárias. Eles integram programas de saúde ambiental, abordando fatores biológicos e não biológicos, além de controlar endemias, zoonoses e outras medidas alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os ACSs desempenham um papel fundamental na equipe de Saúde da Família (eSF). Além de cadastrar usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizam visitas domiciliares, buscam ativamente pacientes, entregam insumos e oferecem apoio a comunidades vulneráveis.