Presidente da Câmara afirmou ainda estar conversando com interessados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (4) que ainda não há uma decisão tomada sobre colocar em votação um projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo Motta, o tema está em discussão e ele ainda está ouvindo as partes interessadas no projeto.
– Estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta [anistia], não há ainda nenhuma definição [sobre colocar em votação a proposta]. Nós estamos sempre ouvindo o colégio de líderes nessas pautas, não tem ainda [uma decisão] – declarou.
Na noite desta quarta (3), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou de um jantar com o líder do Partido Liberal (PL), Sóstenes Cavalcante (RJ), e o pastor Silas Malafaia para tratar do assunto da anistia. De acordo com Sóstenes, o governador relatou detalhes do encontro que teve com Hugo Motta, no qual também estavam presentes os presidentes do Progressistas (PP), Ciro Nogueira; e do Republicanos, Marcos Pereira.
Diante do quadro atual, o líder do PL disse esperar que Hugo Motta apresente ainda nesta quinta um cronograma para discutir a anistia na Câmara. No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta semana que deve apresentar um texto próprio sobre a anistia, prevendo um alívio parcial nas penas impostas pelo STF.