Evento, que chegou à sua sétima edição, reforça a importância de preservar as tradições populares e fortalecer o intercâmbio cultural entre cidades do estado. O produtor João Almir comemora os resultados positivos.
O som da viola caipira, o bater dos pés da catira e o colorido das manifestações populares tomaram conta do Pontão de Cultura Tríade entre os dias 21 e 23 de agosto. A sétima edição do Festival Folclórico de Luziânia encerrou suas atividades no último sábado, consolidando-se como um dos mais importantes eventos de celebração e salvaguarda das tradições de Goiás. Com a participação de 12 grupos de diversas cidades, o festival reuniu mais de 165 artistas e promoveu um rico intercâmbio de saberes e fazeres da cultura popular.
Tradição e resistência cultural






Realizado anualmente desde 2014, o festival nasceu com o objetivo de vivenciar, fomentar e difundir a riqueza das expressões culturais do estado. O evento acontece estrategicamente na semana do dia 22 de agosto, quando se comemora o Dia do Folclore, servindo como um palco vivo para a memória e a identidade do povo goiano.
A cada ano, a organização busca firmar novas parcerias para fortalecer a iniciativa, que já se tornou uma referência na região. O objetivo, segundo os organizadores, é inserir o festival de forma definitiva no calendário cívico e cultural de Goiás e do município de Luziânia, garantindo sua continuidade como uma ferramenta essencial para a preservação das tradições locais e nacionais.
A diversidade do folclore goiano
Quem visitou o Pontão de Cultura Tríade pôde mergulhar em um universo de pluralidade. A programação do VII Festival Folclórico de Luziânia foi um reflexo da diversidade cultural do estado, incluindo apresentações que foram da roça à arte contemporânea. Além das apresentações, o festival promoveu oficinas, criando um ambiente de aprendizado e troca direta entre os mestres da cultura popular e as novas gerações.
Fortalecimento regional
Para o produtor cultural João Almir, um dos idealizadores do evento, a edição de 2025 superou as expectativas. Ele destaca que o festival foi pensado para ir além de Luziânia, abraçando e unindo as cidades vizinhas em um projeto comum. “O festival foi pensado nessa perspectiva de valorização e união das cidades circunvizinhas, envolvendo-as de forma direta e indiretamente na programação. Os resultados foram bastante positivos e tivemos a participação de 12 grupos que somam mais de 165 pessoas se apresentando, dos quais agradecemos”, afirmou Almir.
Segundo ele, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento sociocultural e humano da região. Ao final de mais uma edição de sucesso, o Festival Folclórico de Luziânia reafirma seu papel não apenas como uma festa, mas como um ato necessário de celebração da identidade brasileira.
Fonte: Portal 84 Notícias / Por Hudson Cunha
Hudson Cunha é jornalista, consultor em comunicação digital e especialista em comunicação empresarial e jornalismo de dados. Foi secretário municipal de comunicação e assessor de imprensa na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Atualmente é Editor Chefe do Portal 84 NOTÍCIAS