Casa Branca diz que Putin prometeu se reunir com Zelensky

This handout photograph taken and released by the Ukrainian Presidential Press Service on September 30, 2022, shows Ukraine's President Volodymyr Zelensky leading a meeting of the National Security and Defence Council in Kyiv. - Ukrainian President Volodymyr Zelensky warned on September 30, 2022 that he would not negotiate with Russia as long as President Vladimir Putin is in power, after Putin annexed four Moscow-occupied Ukrainian regions. (Photo by HANDOUT / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / Ukrainian Presidential Press Service" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS

Informação foi divulgada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt

A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (19) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu em conversas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se reunirá em breve com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Ao ser perguntada se Putin havia prometido uma reunião com Zelensky para as próximas semanas, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, respondeu que o líder russo “o fez”.

– Posso garantir que o governo dos EUA e a administração Trump estão trabalhando tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia para fazer com que essa [reunião] bilateral se torne realidade – afirmou Leavitt, que disse ter conhecimento de que “os detalhes sobre essa reunião já estão sendo negociados” e que a Casa Branca informará no futuro sobre a cidade que sediará o encontro.

Ao final das reuniões desta segunda (18) na Casa Branca com Zelensky e vários líderes europeus, Trump afirmou, após falar com Putin por telefone, que já estava trabalhando para organizar uma cúpula entre Zelensky e Putin.

No entanto, Moscou enviou uma mensagem um pouco mais cautelosa desde então, falando da necessidade de envolver funcionários de alto escalão ou dizendo que uma reunião desse tipo deveria ser “minuciosamente preparada”.

Leavitt disse que a opção de realizar primeiro um encontro bilateral Putin-Zelensky antes de um encontro a três que também inclua Trump – que era o que o republicano pretendia fazer inicialmente – “foi uma ideia que evoluiu ao longo das conversas do presidente [Trump] com Putin, o presidente Zelensky e os líderes europeus” nesta segunda.

A porta-voz acrescentou que todos os líderes europeus presentes nesta segunda na Casa Branca “concordaram que este é um grande primeiro passo, e é bom que esses dois líderes se sentem juntos”.

*EFE