Movimente-se: Viver 60+ promove lazer, saúde e ciclismo no Eixão do Lazer

(Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF)
(Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF)

O Eixão do Lazer, na altura das quadras 107/108 Sul, será palco neste domingo (17), a partir das 9h30, da terceira edição do programa Movimente-se: Viver 60+, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Aberto ao público e com acesso gratuito, o evento faz parte da iniciativa Viver 60+, que estimula um envelhecimento ativo, saudável e participativo.

O curta-metragem Lulu vai de bike, dirigido pela brasliense Luiza Davidson, é uma das atrações; evento também comemora antecipadamente o Dia Nacional do Ciclista | Foto: Divulgação

Nesta edição, o encontro terá como destaque a celebração do Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto. Em parceria com as ONGs Rodas da Paz e Bike Anjo, o espaço contará com aulas para iniciantes no ciclismo, empréstimo de bicicletas, orientações de segurança, distribuição de brindes, atividades interativas e a possibilidade de doar bicicletas para campanha solidária.

Uma das atrações será a exibição do curta Lulu vai de bike, dirigido por Luiza Davison, filha do biólogo e ciclista Pedro Davison, que morreu em 2006 após ser atropelado por um motorista embriagado em Brasília. A obra valoriza a visão de Pedro de que a bicicleta representa “liberdade e futuro”.

De acordo com Raphael Dorneles, coordenador-geral da Rodas da Paz, a iniciativa é um passo relevante para a mobilidade inclusiva. “A bicicleta pode ser utilizada ao longo de toda a vida, especialmente com as versões elétricas. Criar condições para que pessoas idosas pedalem significa tornar o trânsito mais seguro para todos”, afirmou.

Além das atividades ligadas ao ciclismo, o evento oferecerá aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, alongamento, dança, shows e lanche. Uma novidade será o teste rápido que avalia riscos de infarto e AVC, com acompanhamento gratuito do laboratório Sabin para casos identificados. A programação cultural terá apresentações de dança charme, show de Nilberto dos Teclados e participação do grupo cigano Deusas da Lua.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que o objetivo é promover cuidado integral à pessoa idosa: “O DF envelhece rapidamente, e nosso compromisso é garantir qualidade de vida, saúde e integração social para esse público”.

Criado pelo Decreto nº 47.275/2025, o programa Viver 60+ atende mais de 7 mil idosos em 34 polos no DF, oferecendo oficinas gratuitas de atividades físicas, inclusão digital, atendimentos de saúde e ações culturais. Desde sua criação, o Movimente-se já reuniu mais de 3 mil pessoas. A expectativa para esta terceira edição é superar duas mil participações, reforçando a importância do envelhecimento digno e ativo.