Lula critica Trump por suspensão de vistos para os EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e produtores rurais do setor do algodão, durante reunião no Palácio do Planalto. | Sérgio Lima/Poder360 - 08.nov.2023

Presidente falou sobre os atos contra ministros do STF e disse que medida é um “mau exemplo para a humanidade”

Nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, pela revogação de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o petista, a medida representa “um mau exemplo para a humanidade”.

A revogação dos vistos foi anunciada no mês passado pelo governo dos EUA, atingindo principalmente o ministro Alexandre de Moraes. Na ocasião, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse ainda que os aliados de Moraes na Corte e familiares próximos também seriam atingidos.

– [A revogação] não é forma de comportamento de um presidente da República, da maior economia do mundo. Isso é um mau exemplo para a humanidade – disse Lula.

O presidente também disparou críticas contra Trump e chamou o comportamento do americano de “inexplicável e totalmente inaceitável”.

Durante suas críticas, o governo dos EUA anunciou uma nova revogação de vistos de “vários membros” do governo brasileiro, entre eles Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde e ex-diretor de Relações Externas da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

O motivo foi a implementação do programa Mais Médicos no Brasil, que contou com a atuação de médicos cubanos.