Procurador-geral da República deve apresentar alegações finais na segunda-feira
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deverá apresentar até a próxima segunda-feira (14) as alegações finais na Ação Penal 2.668, que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por suposta tentativa de golpe de Estado. O parecer deve incluir o pedido de condenação do ex-chefe de Estado e dos outros réus.
O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.
O prazo legal para a entrega das alegações se encerra neste sábado (12), mas, por ser em um fim de semana, prorroga-se automaticamente para o primeiro dia útil seguinte. A expectativa é de que Gonet peça a condenação de todos os réus do chamado núcleo 1.
Encerrada a fase da acusação, será a vez da defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do caso, se manifestar — com prazo de 15 dias. Só depois disso é que as demais defesas, incluindo a de Bolsonaro, poderão se posicionar. A previsão é que todas as alegações estejam encerradas até o dia 11 de agosto.
Mesmo durante o recesso do Judiciário em julho, os prazos processuais neste caso seguem correndo normalmente, o que indica que o julgamento pode ser agendado para ocorrer ainda entre agosto e setembro deste ano. Além de Bolsonaro, outras sete figuras centrais do antigo governo são rés na mesma ação.
Siga-nos nas nossas redes!