Investigação do INSS se esquiva de entidades ligadas ao irmão de Lula! Frei Chico fica de fora apuração

Frei Chico, irmão do presidente Lula Foto: Sindinapi/Divulgação
Frei Chico, irmão do presidente Lula Foto: Sindinapi/Divulgação

Roubo nos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Das 12 associações investigadas no esquema bilionário de fraudes contra aposentados do Brasil, ficou de fora o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do petista Lula da Silva (PT), como vice-presidente.

O Sindnapi aonde atua Frei Chico, foi a terceira que mais arrecadou com descontos, e teve salto de faturamento de R$ 100 milhões em três anos, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

No topo da lista está a Contag, que acumulou R$ 2 bilhões, entre 2019 e 2024, com descontos de aposentadorias, segundo a CGU. A entidade é presidida por Aristides Veras Santos, irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE).

Elas ficaram fora da lista de 12 entidades contra as quais o INSS abriu, na segunda-feira (5/5), processos administrativos de responsabilização por indícios de fraude nas filiações de aposentados que tiveram mensalidades descontadas de seus benefícios.

Nessa terça-feira (6/5), a CGU avocou a condução dos procedimentos, dizendo que é preciso “garantir a uniformidade, harmonia e coesão” das apurações.

O INSS não informou qual o critério usado para abertura dos processos de responsabilização e por que as entidades citadas não foram incluídas na apuração.