O petista Lula criticou a ação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Ibaneis foi ‘cúmplice’, disse o Petista sobre o 8 de janeiro.
A declaração foi dada pelo presidente à jornalista Julia Duailibi no documentário “8/1: A Democracia Resiste”, da GloboNews.
Agora com o arquivamento do inquérito pelo STF, a verdade vem á tona e se confirma o que sempre soubemos, o governador Ibaneis Rocha não teve qualquer envolvimento nos fatos de 8 de janeiro.
Avalia-se então que, o Petista deveria se desculpar com o governador Ibaneis Rocha.
Lula fez uma ilação e/ou mentira ao dizer o que o próprio PGR, indicação direta do petista, desmentiu dizendo não haver indícios de que o governador se omitiu ou favoreceu os atos.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu nesta quarta-feira (5) arquivar o inquérito que apurava a suposta omissão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante os atos do 8 de janeiro de 2023.
Moraes acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável ao arquivamento.
No documento enviado na semana passada ao Supremo, o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet, afirmou que não há provas de que o governador se omitiu ou favoreceu os atos.