Após oito anos, CLDF tem nova funcionária com síndrome de Down

Maria Clara Israel, 32 anos, exercerá funções administrativas, auxiliará no plenário e recepcionará visitantes em gabinete parlamentar

Maria Clara Machado Israel, 32 anos, foi nomeada para trabalhar na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no último dia 14 e se tornou a única funcionária com síndrome de Down na Casa em oito anos.

Ela começou a trabalhar nesta segunda-feira (20/1), como secretária parlamentar do gabinete do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil).

Maria Clara exercerá funções administrativas, auxiliará no plenário e recepcionará visitantes no gabinete. Antes da CLDF, ela atuou durante dois anos no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na Corte, fazia parte da equipe do cerimonial.

Antes dela, a CLDF teve outra funcionária comissionada com síndrome de Down, que trabalhou no gabinete do então deputado Robério Negreiros (PSD), entre 2013 e 2017.

Após o concurso público mais recente para a Casa, em 2018, a CLDF empossou 39 servidores efetivos com deficiência.

“Convém lembrar, ainda, que inexiste legislação específica de cotas destinadas a pessoas com deficiência para cargos de livre provimento. Assim, esse dado não está acessível. Por fim, registre-se que o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), atualmente conta no gabinete com um servidor de livre provimento que é pessoa com deficiência”, informou a Câmara Legislativa, por meio de nota.