Aktau (Kazakhstan), 25/12/2024.- Emergency specialists work at the crash site of a passenger plane near Aktau, Kazakhstan, 25 December 2024. Azerbaijan Airlines Embraer ERJ-190AR passenger plane flying from Baku to Grozny crashed some three kilometres away from the city of Aktau. According to preliminary information, the incident was caused by a collision between the aircraft and a flock of birds. (Azerbaiyán, Kazajstán) EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEV
Acidente teria sido causado por colisão com pássaro
Um avião com 67 pessoas caiu durante a madrugada desta quarta-feira (25) no Cazaquistão, e os números sobre mortos e sobreviventes são incertos. De acordo com informações da agência Associated Press (AP), há mais de 30 óbitos, enquanto a Al Jazeera aponta quatro. Parte dos sobreviventes foi vista saindo da área do avião em que a fuselagem ficou intacta.
Informações preliminares indicam que o piloto tentou fazer um pouso de emergência após o avião colidir com um pássaro. Vídeos mostram que a aeronave pegou fogo ao antigir o solo. Bombeiros apagaram o incêndio, de acordo com informações do Ministério de Emergências do Cazaquistão.
A aeronave foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e pertencia à Azerbaijan Airlines. Ela havia deixado a capital do Azerbaijão, Baku, rumo à cidade Grózni, capital da Chechênia. A queda ocorreu em uma cidade portuária do Cazaquistão, a três quilômetros de Aktau.
Entre os ocupantes do avião, estavam cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. Autoridades do Cazaquistão disseram ter criado uma comissão governamental a fim de apurar as circunstâncias do acidente, além de dar suporte às vítimas e suas famílias.
O líder da Rússia, Vladimir Putin, enviou condolências ao seu homôlogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que estava em São Petersburgo no momento do acidente.
– Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo [onde participava de uma cúpula]. Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau. Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver – declarou.
Veja fotos do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão
Aeronave transportava mais de 60 passageiros
Avião cai no Cazaquistão com mais de 60 passageiros a bordo Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEV
Fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e operado pela Azerbaijan Airlines, o avião que caiu nesta quarta-feira (25) no Cazaquistão com mais de 60 pessoas a bordo havia saído da capital do Azerbaijão, Baku, rumo à cidade de Grózni, capital da Chechênia.
No decorrer do trajeto, a aeronave foi redirecionada por causa da neblina em Grozny, segundo informações do jornal The Guardian e da agência Reuters.
Informações preliminares divulgadas pelo órgão regulador da aviação na Rússia dão conta de que a aeronave colidiu com pássaros. O avião sofreu interferência no GPS e oscilou de altitude por 74 minutos.
O piloto teve que realizar um pouso de emergência a cerca de 3km da cidade cazaque de Aktau. O número de mortos segue incerto, mas sabe-se que há ao menos 32 sobreviventes.
Veja fotos do acidente a seguir:
Imagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEVImagens do acidente de avião da Embraer no Cazaquistão / Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEV
1 de 9
Entre os ocupantes da aeronave, estavam cidadãos azerbaijanos, russos, cazaques e quirguizes. A agência internacional Associated Press (AP) estima que há mais de 30 mortos em decorrência do acidente. A Al Jazeera, por sua vez, aponta um número bem menor: quatro óbitos.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver o avião cair e incendiar-se ao se chocar contra o solo. Gravações também mostram passageiros deixando o avião, feridos.