Trump, Macron e Zelensky fazem reunião no Palácio do Eliseu

Líderes estadunidense e ucraniano foram convidados para reabertura da Catedral de Notre-Dame

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky neste sábado (7) no Palácio do Eliseu. O trio tratou sobre a guerra contra a Rússia, e Zelensky classificou a conversa como “boa e produtiva”.

– Nós todos queremos que essa guerra acabe o mais rápido possível e de uma forma justa. Nós falamos sobre nosso povo, a situação na terra e uma paz justa – afirmou o líder ucraniano.

Ao deixar o palácio, Trump não citou a conversa sobre a Ucrânia, mas comentou a rebelião contra o ditador Bashar al-Assad, na Síria. O republicano declarou que “a Síria está uma bagunça”, mas não é “amiga” dos Estados Unidos, e, portanto, seu país não “deve ter nada a ver com isso”.

– Essa luta não é nossa – declarou o líder norte-americano taxativamente.

O governo francês, por sua vez, não chegou a detalhar quais os assuntos foram tratados no encontro. O país, contudo, se preocupa se Trump apoiará os ucranianos e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), devido ao seu posicionamento de priorizar as questões internas.

Trump foi recebido em solo parisiense, neste sábado, com grande pompa. Ele e Zelensky foram convidados para participar da reabertura da Catedral de Notre-Dame, que estava fechada desde 2019, quando foi tomada por um incêndio de grandes proporções.

Siga-nos nas nossas redes!