Bolsonaro parabeniza “amigo” Trump e pede que Brasil siga mesmo caminho

Em longo texto publicado no X nesta quarta-feira, Bolsonaro chamou Trump de “amigo”, disse que a vitória do republicano, ainda não confirmada oficialmente, foi “épica”

O ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, após sua reivindicação de vitória na eleição norte-americana, e pediu que o Brasil siga o mesmo caminho.

Em longo texto publicado no X nesta quarta-feira, Bolsonaro chamou Trump de “amigo”, disse que a vitória do republicano, ainda não confirmada oficialmente, foi “épica”.

Trump liderava a vice-presidente democrata, Kamala Harris, por 266 a 219 votos no Colégio Eleitoral, depois de conquistar Estados cruciais, como a Geórgia e a Pensilvânia, com base em projeções da Edison Research. São necessários 270 votos eleitorais para ganhar a Presidência.

“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer”, escreveu Bolsonaro.

“Este triunfo é histórico, um marco que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia. Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países. Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho.”

Bolsonaro, afirmou que “talvez” tenha a mesma oportunidade de Trump.

“Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados”, escreveu.