Deputado também protocolou pedido para depoimentos de ministros da Comunicação e do TCU
A estatal Telebras admitiu ao Tribunal de Contas da União (TCU) ter cometido a “pedalada fiscal” que foi denunciada em setembro deste ano pelo portal UOL. De acordo com o veículo, a empresa fez uma manobra contábil para rolar despesas de 2023 para o Orçamento deste ano.
Ao TCU, a Telebras assumiu ter utilizado uma ferramenta chamada Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) para repassar compromissos do ano passado para este ano. Apesar de ser um mecanismo legítimo, o DEA só deve ser usado em casos excepcionais, que estão delimitados em lei, diferentemente do que fez a estatal.
A divulgação do rombo milionário na estatal tomou conta do noticiário nacional. Imediatamente, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) anunciou ações para apurar o caso.
Por meio de suas redes sociais, o parlamentar informou, nesta segunda-feira (4), que convocou ministro do governo federal para prestar contas sobre admissão de pedalada na Telebras.
– Acabo de protocolar a convocação do ministro Juscelino Filho à Comissão de Comunicação. A admissão de “pedalada” pela Telebras deve ser esclarecida imediatamente! E encaminhei convites ao presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, e ao ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para que eles também sejam ouvidos na Comissão – escreveu Gayer em postagem no X.
Siga-nos nas nossas redes!