Líder russo alegou considerar as eleições no país latino “justas”
O ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse, nesta quinta-feira (24), que Nicolás Maduro é o vencedor justo das eleições presidenciais da Venezuela, realizadas em julho. Em meio à perseguição contra a oposição, o chavista foi proclamado vitorioso no pleito; contudo, as atas de votação nunca foram apresentadas.
– Consideramos que o presidente Maduro venceu as eleições, venceu de forma justa – disse Putin durante a entrevista coletiva final da Cúpula do Brics na cidade russa de Kazan.
Putin desejou a Maduro, com quem se reuniu no dia anterior, “sucesso” em seu governo, bem como ao povo venezuelano.
O líder russo também revelou que transmitiu uma mensagem ao presidente venezuelano durante uma recente conversa por telefone com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
– Acredito que a situação vai se acertar – afirmou.
Em Kazan, Putin recebeu Maduro, que está fazendo sua primeira viagem ao exterior desde a crise política de julho no país sul-americano.
– A Venezuela é um dos parceiros antigos e confiáveis da Rússia na América Latina e no mundo em geral. As relações de parceria estratégica entre os nossos países continuam a se fortalecer – comentou Putin.
– Passamos pelo deserto, como vocês sabem, acho que passamos por vários desertos. E agora estamos de pé, inteiros e vitoriosos, o povo da Venezuela é vitorioso – completou Maduro.
*Com informações da EFE