Após susto, procedimentos de segurança foram realizados e aeronave retorna para a capital mexicana
Tensão e espera: avião de Lula tem de rodar 4 horas em círculos para queimar combustível
O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma falha técnica assim que decolou da Cidade do México nesta terça-feira (1º). De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave voou em círculos durante 4 quatro horas queimando combustível para retornar à capital mexicana.
Por meio de uma nota, a FAB confirmou a informação e disse que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso.
Leia na íntegra:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (1º/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.
Lula embarca em avião reserva e volta para o Brasil após falha em aeronave presidencial
Presidente e comitiva brasileira precisaram voar sobre a Cidade do México por quase cinco horas
Após a falha na aeronave principal, a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decolou nesta terça-feira (1), por volta das 23h40 (horário de Brasília), da Cidade do México rumo a Brasília.
Segundo a assessoria do Planalto, Lula decolou no avião reserva da Presidência do Aeroporto Internacional Felipe Angeles. Há a previsão de uma parada no Panamá por volta das 3h30, com uma pausa de cerca de uma hora para reabastecimento. O pouso em Brasília deve acontecer às 10h30.
O primeiro avião, o VC-1, sofreu um problema técnico e precisou voar em círculos por cerca de cinco horas. A aeronave precisou queimar combustível para retornar ao aeroporto de onde havia partido e pousar em segurança. O avião decolou às 17h19 e pousou às 22h16, horários de Brasília.
A Força Aérea Brasileira (FAB) não detalhou qual o problema técnico houve no VC-1. Lula viajou ao México para a posse da presidente Claudia Sheinbaum.
A primeira-dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o economista Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central (BC), estavam entre os integrantes da comitiva.