O Hamas contou com o apoio do Irã para realizar o ataque surpresa contra Israel, disse Ghazi Hamad, porta-voz do grupo islâmico palestino. A declaração foi dada ao programa de rádio Newshour, do Serviço Mundial da BBC.
PUBLICIDADE
De acordo com ele, o Irã se comprometeu a “apoiar os combatentes palestinos até a libertação da Palestina e de Jerusalém”.
Imagens do conflito em Israel / Foto: EFE/ Atef SafadiImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ABIR SULTANImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ABIR SULTANImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADIImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMADImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMADImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMADImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMADImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMADImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMADImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABERImagens do conflito em Israel / Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABER
Hamad também afirmou que o grupo palestino havia recebido ajuda de outros países, que ele não citou.
O porta-voz afirmou que a ação violenta do Hamas foi uma resposta aos ataques de colonos judeus em terras palestinas.
– Todos os dias eles constroem assentamentos, tomam nossas terras, matam nosso povo, entram em nossas cidades. Por meio dos mediadores (os egípcios, os catarianos ou a ONU), nós lhes pedimos que parem, mas eles não deram ouvidos a ninguém – alegou.