Senador Renan Calheiros criticou o presidente da Câmara, Arthur Lira, por uso de poderes induzidos em detrimento do rito constitucional
O senador Renan Calheiros criticou duramente o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em entrevista ao Jornal da CBN nesta terça-feira. Segundo Calheiros, Lira está fabricando uma crise de grandes proporções para usurpar a competência do Senado, algo que nunca aconteceu na História da República.
Para Calheiros, os senadores não querem entrar em combate com os deputados, mas sim fazer valer a letra da Constituição Federal. Ele defende a retomada do rito constitucional da análise de medidas provisórias, que funciona a partir da formação de uma comissão mista, em vez do rito excepcional instaurado durante uma pandemia, que concentra decisões nas mãos do presidente da Câmara.
O senador também acusa Lira de usar seu poder para negociar com o governo Lula. Calheiros afirma que as propostas inconstitucionais evoluídas por Lira são uma atitude ridícula, similarmente evoluídas pelos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro. Em resumo, Calheiros acredita que a atitude de Lira é uma tentativa de achar o governo, em vez de lutar pela competência da Câmara de forma legítima e constitucional.






