Dino garante investimentos no RN e diz que uso das Forças Armadas não é necessário. “Não há necessidades, está tudo sob controle”
Na madrugada desta segunda-feira (20), Rio Grande do Norte registra novos casos e chega a sétimo dia de ataques criminosos
Dino garante investimentos no RN e diz que uso das Forças Armadas não é necessário
O Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o Governo Federal vai fazer o envio imediato de recursos para o Governo do Estado investir na área de Segurança Pública. A informação foi dada ainda na noite do domingo (19), pouco após a chegada do ministro ao Rio Grande do Norte. Não houve, porém, o detalhamento sobre o repasse prometido.
Fátima Bezerra recebeu ministro na noite do domingo
Dino desembarcou na Base Aérea de Natal por volta das 21h do domingo e foi recebido pela governadora Fátima Bezerra, além de outras autoridades políticas e da Segurança Pública. Durante a entrevista coletiva na Escola de Governo, o ministro garantiu apoio pleno do Governo Federal contra os ataques criminosos nos municípios do estado.
No estado quase seis dias após o início dos ataques, o ministro destacou a redução nos números de ocorrências, o que ele atribui à “forte presença das forças de segurança na garantia da segurança à população”. Segundo ele, não há limite para o apoio do Governo Federal ao Rio Grande do Norte, até que a situação esteja completamente controlada.
Durante a coletiva, o ministro anunciou que o Governo Federal deve fazer o envio imediato de verbas já disponibilizadas pelo Ministério da Justiça para o incremento da estrutura de Segurança Pública no estado. O valor deve ser anunciado nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais, agendada para as 9h.
O ministro ressaltou ainda que o pedido da medida da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com eventual atuação das Forças Armadas, é uma decisão técnica, que não será vista de forma dogmática. E só seria solicitada pela governadora caso houvesse um colapso total das forças de segurança estaduais e federais, o que, na avaliação do ministro, não acontece. “ESTÁ TUDO SOB CONTROLE”
Na madrugada desta segunda-feira (20), Rio Grande do Norte registra novos casos e chega a sétimo dia de ataques criminosos
Casos aconteceram em Natal, Mossoró, Parnamirim, Currais Novos e Grossos entre a noite de domingo (19) e madrugada desta segunda-feira (20).

Tentativa de incêndio a base da PM no bairro Neópolis, em Natal
O Rio Grande do Norte registrou novos ataques criminosos entre a noite de domingo (19) e madrugada desta segunda-feira (20), sétimo dia desde o início da onda de violência contra prédios públicos, comércios e veículos no estado. A polícia também prendeu suspeitos.
Os novos casos aconteceram em Natal e cidades do interior do estado. Segundo a polícia, as ações são comandadas por uma facção criminosa. Até o domingo (19), o governo do estado registrou oficialmente 284 ataques.
Por volta das 3h desta segunda (20), criminosos jogaram um coquetel molotov em um pátio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) de Currais Novos, no Seridó potiguar, onde são guardados veículos apreendidos e destinados a leilão. A garrafa com combustível atingiu o para-brisa de um ônibus da PM, mas o fogo não se espalhou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/W/t/BLI0jgStuUkedUiYFUYQ/whatsapp-image-2023-03-20-at-08.32.38-2-.jpeg)
Porta da Câmara Municipal de Grossos, destruída por disparos de arma de fogo. — Foto: Gili Maia
Em Grossos, criminosos atiraram várias vezes contra a fachada da Câmara Municipal de Vereadores, por volta das 4h. Várias balas foram encontradas em frente ao prédio, que ficou com a porta de vidro destruída. Por causa do ataque, o expediente foi suspenso por tempo indeterminado.
Em Natal, criminosos tentaram incendiar uma base da Polícia Militar localizada no bairro Neópolis, na Zona Sul. Criminosos jogaram uma coquetel molotov contra a entrada do prédio. A porta e a janela ficaram manchadas pela fumaça, mas as chamas não se alastraram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/H/sH6QVxTnSLmD7XWyYY7Q/base-da-pm.png)
Base da PM sofreu tentativa de incêndio criminoso em Natal — Foto: Reprodução
Ainda de acordo com Dino, o governo deve anunciar na segunda-feira (20) um aumento dos recursos disponíveis para auxiliar a reestabelecer a segurança pública do estado.
“Posso afirmar que o cronograma será imediato. São recursos que não dependem da votação de leis ou de previsão orçamentária, mas que o Ministério da Justiça dispõe, tanto para a área de segurança pública quanto para a área penitenciária. Nesse momento, o Rio Grande do Norte é prioridade nacional”, disse.
O ministro ainda descartou o uso das Forças Armadas no momento, afirmando que os indicadores de segurança pública já mostram uma melhora no estado e que não justificam o acionamento da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – operações que acontecem exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e em graves situações de perturbação da ordem.
Natalenses enfrentam superlotação e atrasos no transporte público; 23 linhas operam nesta segunda (20)
Transporte público funciona apenas com uma frota de emergência, por causa dos ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/8/t/lwcDutSKGJH37AJPfU8g/whatsapp-image-2023-03-20-at-08.05.05.jpeg)
Parada de ônibus em Natal, nesta segunda-feira (20) — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi
Os usuários do sistema de transporte público de Natal enfrentaram paradas cheias, ônibus lotados e engarrafamento em diversas ruas e avenidas da cidade, na manhã desta segunda-feira (20).
Desde a semana passada, o sistema funciona apenas com uma frota de emergência, por causa dos ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, 23 linhas de ônibus vão operar até às 18h. Já o serviço de trens urbanos segue suspenso.
O trânsito também ficou congestionado nas principais vias da Zona Norte, como a avenida Tomaz Landim, nas proximidades da Ponte de Igapó, avenida João Medeiros Filho, sentido Ponte Newton Navarro, além das avenidas Moema Tinoco e Itapetinga.
Membro de facção que matou policial em ataque no Rio Grande do Norte é preso
Prisão aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana da capital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/m/N/AJacLrTbeOkwUQP8h6sA/prisao.png)
Arma e munições foram apreendidas com suspeito, segundo a Polícia Civil — Foto: PCRN/Divulgação
Foi preso na manhã desta segunda-feira (20), um homem apontado pela polícia como um dos envolvidos na morte do policial penal Carlos Eduardo Nazário, de 53 anos, na noite da última sexta-feira (17) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito, que tem 30 anos de idade, é membro da facção apontada como responsável pelos ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte desde o dia 14 de março.
A prisão aconteceu no bairro Barreiros, em São Gonçalo do Amarante, mesma cidade em que o crime aconteceu. No momento da prisão, os policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também apreenderam uma arma pistola, munições, luvas e uma balança de precisão.
Governo cria comitê para identificar e apoiar vítimas de ataques criminosos no RN
Documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/5/r/zq7pWDTp26U5J1IohRBQ/whatsapp-image-2023-03-15-at-07.13.29.jpeg)
4 ônibus de turismo foram incendiados durante a madrugada desta quarta (15) em Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
O governo do Rio Grande do Norte criou um comitê que deverá identificar e apoiar as vítimas dos ataques criminosos registrados desde o dia 14 de março no estado. O decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) foi publicado em uma edição extra Diário Oficial do Estado.
O estado chegou ao sétimo dia de ataques a prédios públicos, veículos e comércios, nesta segunda-feira (20). Segundo o governo do estado, 284 casos ocorreram desde a última terça-feira (14). Levantamento do g1 aponta ocorrências em mais de 50 cidades potiguares.
Segundo o governo, o Comitê Estadual de Monitoramento, Acompanhamento e Apoio às Vítimas de Violência no Rio Grande do Norte deverá identificar pessoas e instituições vítimas da violência decorrente dos ataques orquestrados no estado.
Fonte G1