Ex-ministro optou por migrar do Podemos para o União Brasil nesta quinta-feira
Não durou sequer um mês a separação partidária entre o ex-ministro Sergio Moro e o deputado estadual Arthur do Val. Com a decisão do ex-juiz da Lava Jato de trocar o Podemos pelo União Brasil nesta quinta-feira (31), os dois já estão na mesma sigla novamente. De forma bem mais discreta que a de Moro, Arthur oficializou sua ida para a sigla na última terça-feira.
Moro e Arthur do Val eram aliados próximos, mas o ex-ministro acabou rompendo com o parlamentar após a divulgação dos áudios em que o deputado estadual fazia afirmações sexistas sobre as mulheres da Ucrânia. País para onde viajou com a justificativa de ajudar as vítimas da invasão russa. Na ocasião, o ex-juiz da Lava Jato fez críticas firmes ao deputado.
– Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige – declarou Moro, na ocasião.
O Podemos chegou a ameaçar expulsar Arthur do Val da sigla, mas ele acabou se desfiliando no início de março antes da medida ser tomada. Com a decisão de Moro de migrar para o União Brasil, há a possibilidade de os dois concorrerem ao mesmo cargo, de deputado federal, no próximo mês de outubro.
A escolha de Arthur pela sigla, que nasceu da fusão do DEM e do PSL, é parte da movimentação de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) para o partido. Na última segunda-feira, o deputado Kim Kataguiri, que sairia do União Brasil para o Podemos, confirmou que seguiria na legenda. Outros nomes do MBL que irão concorrer no pleito deste ano migrarão para o União Brasil.