Medida deverá ser aprovada pelo Parlamento ucraniano em 48 horas e terá duração de 30 dias
O governo da Ucrânia prepara um decreto de estado de emergência que deve ser introduzido em breve em todo o país, conforme anunciou nesta quarta-feira (23) o Conselho de Segurança e Defesa Nacional ucraniano. A medida deverá ser aprovada pelo Parlamento ucraniano em 48 horas e terá duração de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.
– Em todo o território de nosso país, com exceção de Donetsk e Luhansk, um estado de emergência será introduzido – disse Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, nesta quarta.
Durante uma coletiva de imprensa em Kiev, Danilov afirmou que o estado de emergência incluirá “o fortalecimento da ordem pública e da segurança em instalações de infraestrutura crítica” e o reforço das inspeções em certos movimentos de transporte. O representa do Conselho de Segurança ucraniano ainda acusou a Rússia de atuar para “desestabilizar a Ucrânia por dentro”.
– O principal objetivo da Federação Russa é desestabilizar a Ucrânia por dentro e alcançar seu objetivo. Para evitar que isso aconteça, decidimos hoje e tomamos essa decisão hoje – completou.