Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apontam que, muitas vezes por descuido, tem aumentado o numero de vítimas de estelionato pela internet.
Principalmente idosos costumam ser alvo frequente de oportunistas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em 2019, 1.098 pessoas acima de 60 anos foram vítimas do crime, uma média de cinco por dia.
O Informa Tudo DF conversou com o especialista segurança pública, Carlos Tabanez (foto), que passou dicas super valiosas de como evitar cair em golpes na internet.

Atualmente, a internet é um dos principais locais para ocorrências de estelionato, seja em sites ou coletas de informações por telefones. Para Carlos Tabanez, policial civil e especialista em segurança, é preciso cautela para evitar cair em golpes.
“Em decorrência do crescimento de estelionatos pela internet os usuários precisam tornar os dados deles mais seguros no sentido de sempre estarem atentos a acessarem sites ou aplicativos que sejam, como por exemplo, sites de lojas, links com ofertas, links de matérias chamativas, apps e etc. Importantíssimo é que sempre verifiquem se é um site válido, se tem https, se está acessando um site que confia e de lojas que confia e não que você tenha clicado a partir de um link, ou que veio através de e-mail, nem de informações que venham de redes sociais”, alerta Tabanez.
Mesmo com as estratégias dos sites de bancos para tentarem ao máximo criar formas de manter o ambiente online mais seguro ao usuário, está difícil ter redução no número de casos.
Para Tabanez, a orientação é desconfiar quando há contato via telefone ou mensagens. Em caso de dúvidas, deve-se desligar o telefone, e Você entrar em contato com o canal de relacionamento da empresa, banco ou instituição que fez o contato inicial.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que Nos últimos 12 meses, 12 milhões de brasileiros relatam terem sofrido algum tipo de golpe financeiro pela internet.
Veja também: Tabanez é homenageado na Câmara dos Deputados
Para evitar esses tipos de golpes seguem algumas dicas para se precaver e evitar dor de cabeça.
Pesquise a idoneidade da empresa
Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, Desconfie de sites que não seguem essa regra.
Sem contato, nem pensar
Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato mais confiável o site é e menos provável que caia em golpe virtual.
Fique de olho na certificação digital
As lojas virtuais que se preocupam com a segurança buscam obter selos de segurança e certificações digitais. Os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.
Conheça a reputação da empresa
Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Os órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.
Peça indicações
Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet.
Use dispositivos seguros
Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal intencionadas.
Fuja de promoções mirabolantes
Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.
Compartilhe essa Matéria a partir do Facebook Informa Tudo DF, nossa pagina oficial
Não deixe de assistir em nosso Site o quadro “Vai Vendo” exclusivo do Informa Tudo DF.
Da Redação Informa Tudo DF