Para garantir o sustento de pescadores atingidos pelas chuvas em Alagoas, o senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL) solicitou ao Governo Federal que realize o repasse do seguro defeso, para atender mais de mil integrantes da comunidade pesqueira da cidade de Marechal Deodoro.
A justificativa do pleito tem como base a previsão de secretarias municipais que estimam que a atividade não possa ser retomada por até pelo menos três meses, por causa da contaminação da Lagoa Manguaba, que transbordou na região pesqueira da cidade que foi a primeira capital alagoana.
Collor apela para a “mão amiga” do governo presidido por Michel Temer, da qual os alagoanos atingidos e mais pobres precisam, neste no momento trágico.
“Desde o agravamento das enchentes em todo o estado me coloquei à disposição das autoridades. Estou trabalhando aqui, em Brasília, para viabilizar os meios necessários à reconstrução da vida desses trabalhadores da pesca. É preciso garantir a sobrevivência deles nessa fase em que a pesca ficou prejudicada”, declarou o ex-presidente da República.
A Prefeitura de Marechal estima que mais de 1.400 filiados à colônia de pescadores deodorense foram atingidos diretamente pelas chuvas, e ficaram impossibilidade de pescar ou por terem perdido casas.
O pleito dos pescadores foi repassado ao senador Fernando Collor pelo prefeito de Marechal, Cláudio Filho (PSD), o Cacau, e pelo vereador Jorge Mello (PSL). O seguro defeso, que hoje atende milhões de pescadores em todo o país e mais de 30 mil em Alagoas, foi implantado durante a presidência de Fernando Collor, que vem combatendo, no Congresso, as iniciativas que tentam sepultar a conquista. do diário do poder.
Informa Tudo DF