Registro foi feito no Distrito Federal
A Justiça Eleitoral explicou nesta quarta-feira (28) o vídeo que viralizou nas redes sociais e mostra urnas eletrônicas sendo transportadas em uma caminhonete com adesivo do PT, no Riacho Fundo II, região administrativa do Distrito Federal. O episódio ocorreu depois do encerramento da votação do segundo turno das eleições no último domingo (25) e levantou suspeitas sobre a segurança da apuração.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o uso de um veículo identificado com propaganda partidária descumpre as regras estabelecidas para o transporte dos equipamentos. O tribunal informou que está apurando o caso para identificar os responsáveis e avaliar as medidas cabíveis.
Apesar da irregularidade, o TSE diz que o transporte não interferiu na contagem dos votos. Antes de as urnas serem recolhidas, os resultados já haviam sido registrados nos Boletins de Urna (BU), impressos e transmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Justiça Eleitoral esclareceu que a apuração acontece nas próprias seções eleitorais, logo após o fim da votação. Nesse procedimento, cada equipamento gera um documento com a quantidade de votos registrados, cujos arquivos recebem assinatura digital.
A norma do TRE-DF permite que agentes eleitorais autorizados utilizem veículos particulares para devolver urnas e outros materiais. Entretanto, a medida exige comunicação prévia à Justiça Eleitoral, cumprimento dos protocolos de segurança e identificação dos responsáveis pela custódia.
– A apuração das responsabilidades pelo transporte irregular deve prosseguir, mas as imagens não comprovam fraude eleitoral. Os resultados já estavam registrados em documentos impressos e transmitidos antes do recolhimento dos equipamentos – diz a nota da Justiça Eleitoral.
Siga-nos nas nossas redes!





