Web Analytics
banner
Início Brasília Com Celina Leão à frente, direita em Brasília se une para derrotar...

Com Celina Leão à frente, direita em Brasília se une para derrotar o PT no Distrito Federal

O Inácio do segundo turno com Celina Leão à frente e em segundo o petista Leandro Grass na disputa é marcada pela polarização política

No Distrito Federal, quase vencendo no 1º turno, a governadora Celina Leão terminou a primeira etapa na liderança, com 49,93% dos votos, contra 34,47% de Grass.

Após o resultado vários setores da direita em torno de Celina iniciaram a articulação com o objetivo de impedir a chegada da esquerda e a acessão do PT ao Palácio do Buriti.

Lula perdeu no DF

O cenário local também é influenciado pelo resultado da eleição presidencial. Lula perdeu no Distrito Federal, onde Flávio Bolsonaro foi o mais votado, com 51,31% dos votos válidos.

O histórico do Petista também deve voltar ao debate. Lula foi condenado e preso no âmbito da Lava Jato por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2021, porém, o STF anulou as condenações por entender que a Justiça Federal de Curitiba não tinha competência para julgar os processos.

Esse passado continua bem vivo e sendo utilizado por contrários ao do PT que questionam relação Esquerdista junto aos eleitores de direita.

Prisões do 8 de janeiro

Outro ponto que deve aparecer na campanha é a posição do PT diante das prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. A direção nacional do partido juntos aos esquerdistas e parlamentares de esquerda defenderam as medidas contra os envolvidos e apoiou a atuação de Alexandre de Moraes e do STF na prisão dos participantes.

As pessoas do DF criticam como foram tratados e consideram o episódio um dos principais símbolos da atual do aparelhamento do Judiciário junto a política brasileira. Muitas pessoas que nunca passaram perto de uma delegacia, foram presas, junto a Idosos, Crianças, pessoas com bíblias embaixo do braço, foram levadas e tiveram grandes penas sem ao menos ter feito mal ou bem, só porque estavam em um ato de manifestação política. Isso tudo defendido pelo PT e pela Esquerda.

Ex-governador Agnelo do PT

Também está na memória do eleitor do DF a lembrança do ex-governo Petista Agnelo Queiroz.

Agnelo foi preso temporariamente em 2017 durante a Operação Panatenaico, que investigava suspeitas de irregularidades relacionadas às obras do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Em 2022, ele também foi condenado por improbidade administrativa relacionada à construção do estádio, em decisão que era passível de recurso.

São fatos que fazem parte da história política recente do Distrito Federal e que são lembrados durante a campanha.

Direita busca unidade

Com Celina na liderança do primeiro turno e Lula derrotado no DF, a direita vai transformando sua força eleitoral em uma frente capaz de ampliar a votação da governadora.

Agora a direita segue para conquistar os eleitores que escolheram outros candidatos no primeiro turno.

Para a direita em Brasília, essa eleição representa barrar o PT no Buriti e evitar que Lula chegue, de forma indireta, ao governo do Distrito Federal. O que ocorreria se o petista Leandro Grass fosse eleito.

O segundo turno está marcado para 25 de outubro, quando os eleitores do Distrito Federal decidirão entre os dois projetos. Se Celina representando a união da Direita vence e se reelege para governar 2027-2030, ou se o Petista Lenadro Grass conseguirá êxito em trazer os esquerdistas e Lula e o PT para o comando do DF?

É aguardar para ver.

Marsbahisjojobetjojobet girişjojobet girişholiganbetjojobet girişjojobetmadridbet girişMadridbetMadridbetMarsbahismeritkingsekabetjojobet girişmarsbahismarsbahis girişmarsbahis güncel girişbetciobetcio girişbetcio güncel giriş