Web Analytics
banner
Início Brasil Datafolha: Tarcísio lidera todos os cenários pelo governo de SP

Datafolha: Tarcísio lidera todos os cenários pelo governo de SP

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo Foto: Celso Silva / Governo do Estado de SP
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo Foto: Celso Silva / Governo do Estado de SP

Atual governador venceria qualquer adversário, seja em primeiro ou em segundo turno

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (8) pelo jornal Folha de S.Paulo indicou que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece na liderança em todos os cenários testados para a eleição ao governo de São Paulo em 2026, seja no primeiro ou no segundo turno. Nos diferentes cenários de primeiro turno avaliados pelo instituto, o atual governador registra mais de 40% das intenções de voto.

PRIMEIRO TURNO
Em primeira rodada, no cenário em que enfrenta Fernando Haddad (PT), Tarcísio aparece com 44% das intenções de voto, contra 31% do ministro da Fazenda. Na sequência aparecem Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB), ambos com 5%; seguidos por Felipe D’Avila (Novo), com 3%. Outros 11% disseram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 1% não soube responder.

Quando o adversário lulista testado é o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o atual governador amplia a vantagem e chega a 46% das intenções de voto. Alckmin aparece com 26%, seguido por Paulo Serra (6%), Kim Kataguiri (5%) e Felipe D’Avila (3%). Nesse cenário, 13% indicaram voto em branco ou nulo e 2% disseram não saber.

No confronto com a ministra Simone Tebet (MDB), Tarcísio alcança o maior índice entre as simulações, com 49% das intenções de voto. Tebet aparece com 19%, seguida por Paulo Serra (7%), Kim Kataguiri (4%) e Felipe D’Avila (3%). O percentual de votos em branco ou nulo é de 15%, e 2% não souberam responder.

O instituto também testou um cenário com dois nomes lulistas disputando simultaneamente. Mesmo com a divisão desse eleitorado, Tarcísio segue à frente, com 44%. Nesse caso, Fernando Haddad aparece com 28%, enquanto Márcio França (PSB) registra 5%. Kim Kataguiri e Paulo Serra têm 4% cada, e Felipe D’Avila soma 2%. Brancos e nulos chegam a 11%, e 1% não soube responder.

SEGUNDO TURNO
O Datafolha também avaliou possíveis cenários de segundo turno, e o atual governador venceria todos os adversários testados. Em uma disputa direta contra Fernando Haddad, Tarcísio teria 52% das intenções de voto, enquanto o ministro da Fazenda aparece com 37%. Nesse cenário, 10% indicaram voto em branco ou nulo, e 1% não soube responder.

Contra Geraldo Alckmin, o governador também aparece na frente: 50% a 39%. Outros 10% disseram que votariam em branco ou nulo, e 1% não soube responder. A maior vantagem surge no confronto com Simone Tebet. Tarcísio aparece com 58% das intenções de voto, enquanto a ministra registra 28%. Nesse cenário, 12% declararam voto em branco ou nulo, e 2% disseram não saber em quem votariam.

SOBRE A PESQUISA
O levantamento ouviu 1.608 eleitores com 16 anos ou mais em 71 municípios do estado de São Paulo entre os dias 3 e 5 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%