
Ação militar contra países árabes e amplia crise no Oriente Médio
O Irã atacou bases militares dos Estados Unidos em países árabes após ofensiva aérea lançada por EUA e Israel contra a liderança militar e política iraniana. A reação ocorreu neste sábado (28) horas depois dos bombardeios e elevou a tensão na região.
Segundo informações oficiais, mísseis iranianos atingiram instalações americanas no Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Jordânia. A ofensiva marcou uma nova etapa do confronto entre Washington e Teerã.
A escalada aconteceu após ataques coordenados dos Estados Unidos em parceria com Israel contra alvos iranianos. O movimento aumentou o temor de um conflito mais amplo no Oriente Médio.
As Forças de Defesa de Israel informaram que mais de 200 aeronaves da Força Aérea israelense atacaram cerca de 500 alvos no Irã durante a noite. Segundo os militares, a operação ocorreu em duas etapas.
Na primeira fase, foram atingidos sistemas de defesa aérea e radares, principalmente em áreas próximas a Teerã. Na segunda, os ataques miraram estruturas ligadas ao programa de mísseis balísticos do país.
Até o momento, autoridades iranianas não divulgaram um balanço oficial dos danos causados pelos bombardeios israelenses.





