Web Analytics
banner
Início Brasil MG: O que é a supercélula que causou chuva extrema em Juiz...

MG: O que é a supercélula que causou chuva extrema em Juiz de Fora

Supercélula gerou chuva extrema e destruição em MG Foto: Reprodução/YouTube
Supercélula gerou chuva extrema e destruição em MG Foto: Reprodução/YouTube

Cidade encontra-se em estado de calamidade

Uma supercélula, tempestade rara e severa, provocou chuvas intensas em Juiz de Fora (MG) na madrugada desta terça-feira (24), causando 16 mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Segundo a prefeitura, choveu mais que o dobro do volume esperado para todo o mês, tornando fevereiro deste ano o mais chuvoso da história da cidade.

De acordo com a Climatempo e informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), supercélulas são diferentes de tempestades comuns: são isoladas, duradouras e organizadas, podendo permanecer ativas por várias horas e percorrer longas distâncias

Elas podem gerar ventos fortes, granizo, chuvas intensas e tornados, sendo os tornados os eventos mais destrutivos, mas não os únicos capazes de causar danos graves.

No Brasil, o fenômeno ocorre principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Ele se forma na parte quente de sistemas de baixa pressão e se propagam muitas vezes ao longo de frentes frias, com rotação causada por correntes de vento que inclinam o movimento do ar, criando mesociclones dentro das nuvens.

Após a passagem da supercélula, Juiz de Fora amanheceu com áreas alagadas e bairros ilhados, além de pontos onde o Rio Paraibuna e córregos transbordaram.

Diversas regiões registraram deslizamentos e quedas de árvores, além do desabamento de dois prédios. A Defesa Civil do município estima que 440 pessoas estejam desabrigadas.

A cidade está em estado de calamidade. Por conta da situação, o governo federal enviou equipes da Força Nacional do SUS e da Defesa Civil Nacional para apoiar os trabalhos de socorro e assistência no local.

Tragédia que deixou diversos mortos em MG

Ao menos 25 pessoas morreram na chuva história que atingiu a Zona da Mata Mineira

Chuvas em Minas deixaram diversos mortos Foto: EFE/ Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Subiu para 25 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Mineira. 18 vítimas fatais foram localizadas em Juiz de Fora e outras sete no município vizinho de Ubá. 45 pessoas seguem desaparecidas na região.

Quatrocentos e quarenta moradores ficaram desabrigados e outras 600 famílias foram orientadas a deixarem suas casas e procurar um dos 15 abrigos montados em escolas municipais da região. Ao todo 24 ruas e uma avenida foram listadas como áreas de risco e devem ser evacuadas.

Juiz de Fora registrou um recorde impressionante no volume de chuvas em fevereiro: foram 584 milímetros acumulados, o dobro da média histórica para o mês.