Rússia e Ucrânia trocarão 314 prisioneiros, anuncia Trump

Donald Trump Foto: EFE/EPA/Carlos Barria / POOL
Donald Trump Foto: EFE/EPA/Carlos Barria / POOL

Acordo mediado pelos EUA marca primeira troca em cinco meses

A Rússia e a Ucrânia chegaram a um acordo mediado pelos Estados Unidos para realizar a troca de 314 prisioneiros, segundo anunciou nesta quinta-feira (5) Steve Witkoff, emissário da Casa Branca para a guerra na Ucrânia, em Abu Dhabi, onde ocorrem contatos de paz entre Kiev, Washington e Moscou.

Witkoff afirmou em sua conta na rede social X que este é o primeiro intercâmbio de prisioneiros em cinco meses entre Moscou e Kiev, que já realizaram inúmeras trocas de soldados capturados e também de civis após os contatos diretos mantidos em Istambul no ano passado.

O mediador americano classificou as conversas de paz que tornaram o acordo possível como “detalhadas e produtivas”.

– Embora ainda reste um trabalho significativo a ser feito, passos como este demonstram que os contatos diplomáticos sustentados estão dando resultados tangíveis e contribuem para os esforços para pôr fim à guerra na Ucrânia – destacou Witkoff.

Por fim, o enviado dos EUA elogiou a “liderança” de Trump para viabilizar o acordo sobre os prisioneiros e agradeceu aos Emirados Árabes Unidos por sediarem esta segunda rodada de contatos trilaterais entre russos, ucranianos e americanos, iniciada com as reuniões de 23 e 24 de janeiro, também em Abu Dhabi.

*EFE