Lula recebeu dono do Master no Planalto em 2024, diz jornal

Lula e Daniel Vorcaro Fotos: PR/Ricardo Stuckert | Márcio Gustavo Vasconcelos /CC0
Lula e Daniel Vorcaro Fotos: PR/Ricardo Stuckert | Márcio Gustavo Vasconcelos /CC0

Gabriel Galípolo e dois ministros estiveram no encontro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em 4 de dezembro de 2024, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro ocorreu antes de o caso de fraude financeira envolvendo o banco se tornar conhecido.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, também participaram da reunião o então diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Vorcaro chegou ao Planalto acompanhado do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e do empresário Augusto Lima, ex-sócio do Master.

Inicialmente, Mantega tinha reunião marcada com o chefe de gabinete de Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, e depois solicitou conversa com o presidente.

Durante o encontro, o banqueiro teria reclamado da concentração no mercado bancário. Lula afirmou que o tema deveria ser analisado pelo Banco Central e pediu uma avaliação técnica a Galípolo.

O dono do Master já esteve outras vezes no Planalto.

Há ao menos três registros de entrada de Vorcaro na Secretaria de Relações Institucionais.

O caso também ganhou repercussão por causa de relações do banqueiro com políticos.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, é apontado como próximo a Vorcaro.

Além de políticos, ministros do STF também foram citados com ligações com o empresário.

Parentes do ministro Dias Toffoli foram ligados a um fundo relacionado ao banco, e o processo tramita com grau elevado de sigilo.

Já o ministro Alexandre de Moraes foi citado por causa de um contrato entre o Master e o escritório de advocacia de sua esposa.