Web Analytics
banner
Início Brasil Bolsonaro pode ficar até sete dias internado após cirurgia

Bolsonaro pode ficar até sete dias internado após cirurgia

Previsão foi feita pela equipe médica que irá operá-lo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será internado nesta quarta-feira (24), em Brasília, para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, e os médicos estimam que a internação possa durar até uma semana.

Segundo a equipe médica, o procedimento será feito no Hospital DF Star no dia 25 de dezembro pelo cirurgião Cláudio Birolini. A previsão do prazo para internação considera o período necessário para controle da dor, fisioterapia e prevenção de complicações após a cirurgia.

– Trabalhamos com a possibilidade de uma internação de cinco a sete dias, considerando a segurança necessária e as particularidades do caso – afirmou Birolini à CNN Brasil.

Exames clínicos e de imagem apontaram hérnia inguinal bilateral com protrusão de alça intestinal. O quadro também pode explicar os soluços persistentes relatados por Bolsonaro nos últimos dias.

Durante a internação, os médicos devem realizar um bloqueio anestésico do nervo frênico para reduzir as crises de soluços.

A internação e a cirurgia foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta terça-feira (23). A decisão prevê medidas de segurança no hospital.

– A Polícia Federal deverá garantir vigilância e segurança 24 horas por dia, mantendo, no mínimo, dois policiais federais na porta do quarto – diz um trecho da decisão.

Moraes também proibiu a entrada de celulares e equipamentos eletrônicos no quarto, permitindo apenas materiais médicos. Michelle Bolsonaro será a única acompanhante autorizada durante o período de internação.

Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal

Ex-presidente será internado no dia 24 de dezembro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta terça-feira (23), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja internado nesta quarta (24) e faça uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral.

Bolsonaro será internado no Hospital DF Star, que fica a menos de três quilômetros de onde o ex-presidente está preso desde 22 de novembro. Ainda não foi informado o horário da chegada do ex-chefe do Executivo no hospital, nem o do início do procedimento cirúrgico, previsto para ocorrer no dia 25, feriado de Natal.

Moraes também permitiu que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal de Bolsonaro no período em que ele estiver no DF Star. O ministro não atendeu ao pedido da defesa para visitas de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL).

O ministro do STF determinou ainda medidas de segurança no hospital. Uma determinação é que pelo menos dois policiais federais fiquem na porta do quarto onde estará Bolsonaro em todo o período em que ele estiver internado.

– A Polícia Federal deverá providenciar a completa vigilância e segurança do custodiado durante sua estadia, bem como do hospital, mantendo equipes de prontidão. A Polícia Federal deverá garantir, ainda, a segurança e fiscalização 24 (vinte e quatro) horas por dia, mantendo, no mínimo 2 (dois) policiais federais na porta do quarto do hospital, bem como as equipes que entender necessárias dentro e fora do hospital – diz um trecho da decisão.