Pesquisa: Celina mantém favoritismo para governadora em 2026 e se distancia dos adversários

Ibaneis Rocha e Celina Leão - Foto Reprodução
Ibaneis Rocha e Celina Leão - Foto Reprodução

Pesquisa aponta ampla vantagem da vice-governadora e cenário cada vez mais distante para adversários

Levantamento também mostra ampla vantagem da vice-governadora na disputa pelo Palácio do Buriti e traça cenários para o Senado, com Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro à frente

A mais recente pesquisa de opinião eleitoral realizada no Distrito Federal indica favoritismo da vice-governadora Celina Leão (PP) na corrida pelo Governo do DF nas eleições de 2026. O levantamento testou diferentes cenários estimulados e mostra a candidata à frente de todos os adversários, com índices que variam de 39% a 52% das intenções de voto.

No primeiro cenário apresentado aos entrevistados, Celina Leão aparece com 39% das intenções de voto. Em seguida, surgem José Roberto Arruda (PSD) com 19%, Leandro Grass (PT) com 14%, Paula Belmonte (PSDB) com 7% e Ricardo Cappelli (PSB) com 5%. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 6% afirmaram não saber em quem votar.

No segundo cenário, sem a presença de Arruda, a vantagem de Celina Leão se amplia de forma significativa, vencendo no primeiro turno. Ela alcança 52% das intenções de voto, contra 15% de Leandro Grass, 8% de Paula Belmonte e 7% de Ricardo Cappelli. Os que não souberam responder representam 9%, mesmo percentual de brancos e nulos.

Apesar de aparecer numericamente em um dos cenários, José Roberto Arruda encontra-se inelegível, em razão de condenações judiciais. Ex-governador do Distrito Federal, Arruda teve a trajetória política marcada pelo escândalo da Caixa de Pandora, revelado em 2009, que envolveu um esquema de corrupção com desvio de recursos públicos e pagamento de propinas, episódio que repercutiu nacionalmente e afetou a imagem institucional do DF. Na pesquisa, ele também lidera o índice de rejeição, com 54% afirmando que não votariam nele em hipótese alguma.

O levantamento também mediu a rejeição dos demais nomes. Celina Leão aparece com 21% de rejeição, enquanto Leandro Grass, Ricardo Cappelli e Paula Belmonte registram índices entre 7% e 8%.

Cenários para o Senado

A pesquisa traçou ainda cenários para a disputa ao Senado Federal em 2026. Em todos eles, despontam como favoritos o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

No primeiro cenário estimulado, Michelle Bolsonaro lidera com 32% das intenções de voto, seguida por Ibaneis Rocha, com 23%. Leila do Vôlei (PDT) aparece com 13% e Érika Kokay (PT) com 14%. Nos demais cenários testados, Ibaneis e Michelle se mantêm entre os primeiros colocados, alternando a liderança conforme os nomes apresentados aos entrevistados.

Os dados indicam um quadro de consolidação das duas lideranças na disputa pelas vagas ao Senado, à frente de outros nomes da política local e nacional.

Dados técnicos da pesquisa

A pesquisa é quantitativa e consiste na realização de entrevistas conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante de 16 anos ou mais do Distrito Federal.

O plano amostral contou com ponderação por sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados. Foram ouvidas, por telefone, 1.150 pessoas entre os dias 15 e 22 de dezembro. O nível de confiança estimado é de 95%, com margem de erro máxima de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando uma amostra aleatória simples.