Damares cobra explicações a Cappelli por suspeita de uso da ABDI para fins eleitoreiros 

Senadora enviou requerimento ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7

Damares enviou o requerimento nesta sexta-feira.Andressa Anholete/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) acionou o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) para que explique denúncias envolvendo o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli. Pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, Cappelli é acusado de montar uma estrutura paralela de comunicação dentro da agência para impulsionar sua pré-campanha.

O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (14). No documento, Damares cobra que o ministro Geraldo Alckmin esclareça se há investigação interna sobre o caso e quais medidas de controle existem para impedir o uso político da máquina pública. A senadora afirma que cabe ao MDIC garantir que a ABDI atue “com transparência, integridade e total separação entre funções públicas e interesses político-eleitorais”.

A denúncia foi revelada pelo portal “Diário do Poder”, que cita relatos de ex-integrantes da equipe e mensagens internas atribuídas a um grupo coordenado pelo gerente de marketing da ABDI, Bruno Trezena, apontado como responsável por um suposto “bunker político” no Setor Comercial Sul, em Brasília.

Damares também solicita acesso aos contratos de publicidade firmados nos últimos 24 meses, além de dados completos sobre o orçamento de comunicação da Agência e sua execução.

Usar a estrutura pública para fins pessoais ou eleitorais é proibido por lei e pode caracterizar improbidade administrativa, com consequências administrativas e penais. O MDIC tem até 30 dias para responder ao requerimento.

R7 Planalto tenta contato com Ricardo Cappelli. O espaço segue aberto para manifestações.

A gente fala agora sobre as eleições do ano que vem, não bastasse, o tempo esta

Fonte: R7