Os perfis do ex-presidente estão bloqueados
O ex-presidente Jair Bolsonaro, preso desde julho, continua ampliando sua base digital mesmo sem publicar mensagens. Desde que foi proibido de postar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente já ganhou cerca de 500 mil novos seguidores em suas redes sociais.
Atualmente, Bolsonaro soma 27,1 milhões de seguidores no Instagram, 14,1 milhões no X, 6,6 milhões no YouTube, 6,7 milhões no TikTok e 14 milhões no Facebook. Ele não posta desde 17 de julho, quando o STF bloqueou novas publicações, mas manteve suas contas ativas.
Políticos da oposição temiam uma “morte digital” do ex-presidente, conhecido por usar as redes como principal canal de comunicação com seus apoiadores. No entanto, o efeito foi o oposto. Em julho, ele tinha 68 milhões de seguidores somando todas as plataformas; hoje, são cerca de 68,5 milhões.
O maior crescimento ocorreu no Instagram. O último post do líder da direita, traz a resposta a uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que afirma estar sendo julgado por um golpe “sem armas”, alcançou 1,5 milhão de curtidas.
Mesmo sem novos conteúdos, internautas continuam ativos nas páginas do ex-presidente, deixando comentários de apoio e críticas. As interações diárias mantêm o perfil visível nos algoritmos das redes.






