Sócio de ministro de Lula recebeu R$ 12 milhões de estatais

Lula e Chico Kertész, durante as eleições de 2022 Foto: Reprodução/Redes Sociais
Lula e Chico Kertész, durante as eleições de 2022 Foto: Reprodução/Redes Sociais

Caixa Econômica Federal se pronunciou em nota

A produtora baiana Macaco Gordo, do empresário Chico Kertész, recebeu cerca de R$ 12 milhões em contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal e da Embratur entre 2024 e 2025. Kertész é sócio do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, na agência Nordx.

A referida agência é a antiga M4 Comunicação, criada para atuar na campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. As informações foram levantadas pelo Estadão.

De acordo com a publicação, a Caixa repassou R$ 4,3 milhões à produtora apenas em 2025, cerca de 20% do total pago a produtoras de vídeo. Uma das campanhas, sobre renegociação de dívidas, teve aditivo de R$ 687 mil sem pesquisa de preços.

A Caixa informou que todas as contratações seguiram as normas legais e foram realizadas pelas agências responsáveis pela publicidade do banco. São elas: Binder, Calia e Propeg.

A Embratur declarou que a seleção de produtoras ocorre por meio das agências contratadas, via chamadas públicas, sem interferência de órgãos federais. A Macaco Gordo participou de campanhas como Afroturismo, filmada em várias capitais, e ações da Caixa como PoupançudosQuina de São João e Mega da Virada.

Desde que Sidônio Palmeira assumiu a Secom, em janeiro de 2025, Kertész esteve 13 vezes no Palácio do Planalto para reuniões com o ministro. O empresário afirmou que os encontros foram de “caráter pessoal” e não trataram de contratos públicos.

A Secom declarou que “jamais indicou ou endossou” a escolha de fornecedores pelas agências de publicidade da Caixa ou da Embratur. Palmeira também negou qualquer interferência.

Kertész, de 44 anos, é filho do ex-prefeito de Salvador Mário Kertész, empresário e dono da Rádio Metrópole, onde Lula já concedeu três entrevistas durante o atual mandato.

Íntegra da nota enviada pela Caixa:
A Caixa esclarece que as contratações de serviços de produção publicitária realizadas pelas agências Propeg, Calia e Binder, no âmbito dos contratos vigentes com o banco, seguem os critérios estabelecidos pela legislação e pelas normas internas da instituição.

A escolha da produtora Macaco Gordo para a produção de filmes publicitários ocorreu por meio de processo de cotação conduzido pelas agências de publicidade licitadas, conforme previsto contratualmente.

A produtora foi selecionada por apresentar a proposta de menor preço entre, no mínimo, três orçamentos coletados no mercado. Desde janeiro de 2023, a Caixa trabalhou com 41 produtoras de vídeo.

A Caixa aprovou os orçamentos apresentados pelas agências e autorizou a produção das campanhas por representarem a proposta de menor custo, em conformidade com os ritos legais e contratuais vigentes.