Declaração foi feita pelo secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que é preciso “consertar” o Brasil para que o país deixe de prejudicar os interesses norte-americanos. Em entrevista o programa NewsNation, Lutnick incluiu o Brasil entre os países que, segundo ele, “têm um problema” e precisam “reagir corretamente” aos Estados Unidos.
– Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles – declarou.
Os países citados por Lutnick, com exceção do Brasil, serão afetados pela nova rodada de taxas aplicada pelo presidente Donald Trump. A partir da próxima quarta-feira (1°), passam a vigorar tarifas entre 25% e 100% sobre itens como medicamentos, caminhões pesados, móveis e itens para cozinha e banheiro. Na lista de países afetados estão justamente a Suíça e a Índia, além de nações como Austrália e Coreia do Sul.
Lutnick ressaltou que uma das causas da taxação é o déficit comercial com esses países. Um dos exemplos dados por ele foi a Suíça.
– Bem, é um pequeno país rico [a Suíça]. Sabe por que eles são um pequeno país rico? Porque nos vendem 40 bilhões de dólares (R$ 214 bilhões) a mais em produtos – disse o secretário.
Para o secretário, os países precisarão lidar com as políticas econômicas adotadas por Trump caso queiram manter relações comerciais com os americanos.
– Estes países precisam entender que se eles querem vender para os consumidores americanos, é preciso “jogar bola” com o presidente dos Estados Unidos – completou.
Siga-nos nas nossas redes!