
Ex-presidente já afirmou, contudo, que se pudesse vetaria projeto que beneficiasse Jair Bolsonaro
Indagado por jornalistas no Palácio do Planalto acerca do projeto da anistia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) limitou-se a dizer que esse tema “é com o Congresso Nacional”. Na ocasião, ele passava pela imprensa enquanto se dirigia até um evento para anunciar investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta quinta-feira (18).
No dia anterior, o chefe do Executivo afirmou, em almoço com ministros e parlamentares do PDT (Partido Democrático Trabalhista), que não enxerga problemas com propostas legislativas que reduzem as penas dos condenados pelos atos do 8 de janeiro de 2023. Já em entrevista à BBC, contudo, ele declarou que, se pudesse, vetaria um projeto que beneficiasse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na noite desta quarta (17), foi aprovada na Câmara a urgência do projeto. Já nesta quinta, o presidente da Câmara anunciou o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator da proposta.
Paulinho afirmou que o risco de o projeto de lei não ser votado na Casa Legislativa é “zero”. Ele disse, porém, que não sabe se o texto “vai salvar o ex-presidente Jair Bolsonaro”, pois buscará uma proposta que seja um meio-termo. A ideia, segundo ele, é “pacificar o país”, não agradar a todos.