Todos os veículos subiram a rampa antes da largada e na chegada à Brasília
Sob o lema “Caminho que inspira”, o Sertões BRB 2024 contou com a participação de 45 patrocinadores e parceiros, que, juntos, realizaram mais de 20 ativações. Cerca de 20 mil pessoas visitaram as vilas montadas nas cidades de Brasília, Formosa (GO), Santa Maria da vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Mais de 300 competidores nas categorias moto, carro, quadriciclo e UTV, cruzaram milhares de quilômetros passando por 3 Estados.
As Expedições Sertões, com 120 veículos em comboio, percorreram mais de 3.700 km acompanhando a competição diariamente durante 9 dias. No total, a caravana do Maior Rally das Américas mobilizou cerca de 2.000 profissionais em um roteiro inédito e emocionante.
“Mais do que um evento esportivo tradicional de automobilismo, essa trajetória nos transformou em um hub de negócios, entretenimento e comunicação. Temos uma produção intensa de conteúdo para os canais digitais e um trabalho de relações públicas que destaca nossas marcas parceiras. Todos são fundamentais na construção de um evento de tamanha complexidade e de muito critério para garantir um espetáculo desafiador e divertido”, ressaltou Leonora Guedes, CEO do Sertões.
“As marcas descobriram o Sertões BRB como uma plataforma de comunicação bem estruturada para ativações focadas em awareness, relacionamento, comunicação, experiencias B2B e B2C, além de vendas. Nesta edição conseguimos bater o recorde de patrocinadores, que realizaram mais de 20 ativações, em quatro Vilas Sertões BRB abertas ao público nas cidades anfitriãs, além das ações digitais em redes sociais, site, e imprensa”, explicou Cristiano Hori, diretor comercial do Sertões.
A seguir, o resumo de algumas ativações que foram realizadas pelas marcas parceiras na Vila Sertões na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.
Banco BRB
– Naming Rights Oficial.
– Presença de marca nos uniformes do staff, nos veículos da competição e nas Vilas Sertões.
– Ativação para toda a família no estande do banco na Vila Sertões da Arena BRB Mané Garrincha, com parede de escalada, photo opportunity e área para descanso.
– Photo point de um carro de rally.
– Campanha de ingressos solidários para arrecadação de alimentos não-perecíveis.
Petrobras
– Título de Combustível Oficial do Sertões BRB 2024 através da Gasolina Podium, a única Carbono Zero do Brasil contribuindo com a sustentabilidade do evento.
– Suporte nas Ações Ambientais e Sociais.
Eisenbahn
– Cerveja oficial do evento.
– Lounge “Modo Eisen” para o público presente interagir com as diversas ativações da marca: Pit Stop Unfiltered: competição entre 5 participantes sobre o Perfect Serving; Mural Modo Eisen com fotos instantâneas tiradas na hora.
Vivo
– Operadora oficial do evento
– Simulador de Rally: baseado em uma caminhonete off road, traz todos os comandos de competição e, através de um simulador, os participantes serão guiados por vários trajetos da prova.
– Photo Boot: os participantes poderão fazer uma foto com as imagens disponíveis no totem, registrando esse momento como pilotos de corrida do rally.
– Recarregamento celular.
– Área de sombra e relax para os participantes.
Mitsubishi
– Montadora oficial do evento.
– Exposição de carros de competição em comemoração aos 25 anos da Mit Cup.
– Estande para demonstração dos veículos.
– Lounge para receber convidados.
– Categoria exclusiva no Sertões para veículos Mitsubishi L200 Triton.
– Frota da organização do rally é composta por caminhonetes L200 Triton.
– O planejamento do roteiro de mais de 3.000 quilômetros (maior parte off road) é realizada somente com as Triton, veículos especiais para essa missão.
-Loja itinerante oficial de peças para os veículos competidores.
Honda
– Área com mais de 1.500 metros quadrados com exposição e venda de motos.
– Área de convivência para
– Equipe de fábrica para competir o Sertões BRB.
Correios
– Marca e ativações presentes em todas as cidades onde foram montadas as Vilas Sertoes.
– Em Brasília, a mascote oficial da empresa brasileira mais antiga em atividade (Carteirito) e um carro da Sedex abriram oficialmente a Arena Sertões.
– Em Formosa, as crianças premiadas pelo Concurso dos Artes receberam seus prêmios através de uma entrega rápida executada pela equipe dos correios.
– Em Santa Maria da Vitória, nosso locutor recebeu das mãos do carteiro da cidade o microfone que deu abertura ao portal de chegada dos competidores.
– Em Luís Eduardo Magalhães, por sua vez, os Correios garantiram a agilidade na entrega das planilhas dos competidores. Sem essa entrega os pilotos não conseguiriam se orientar pela prova no dia seguinte.
– Na chegada em Brasília, a equipe dos Correios garantiu a entrega dos troféus e medalhas para os competidores celebrarem a chegada na 32ª edição do Sertões BRB 2024.
Protork
– O maior fabricante de acessórios de motociclismo do Brasil opera a Loja oficial do Sertões durante o evento de maneira presencial e online.
Yamaha
– Loja com produtos da marca.
– Photo opportunity 360°.
– Lounge para convidados.
– Espaço para coworking.
Primefield
– Exposição de produtos.
– Empresa de tecnologia com foco em soluções de links satelitais para uso em locais remotos sem acesso a rede de dados.
– Marca presente com antenas na vila e em todos os carros do staff.
BF Goodrich
-O pneu oficial do Sertões.
-Presença VIP do Apresentador Fernando Fernandes, da TV Globo, como embaixador.
-Ativações nas Expedições Sertões, operação de turismo aventura do Sertões que levam aventureiros com seus veículos 4×4 a participar do Sertões acompanhando diariamente a aventura.
Karcher
– Ativação de marca demonstrando o uso eficiente dos equipamentos Karcher para a lavagem de todos os 200 veículos de competição do Sertões BRB 2024, diariamente após a prova.
– Lounge com showroom para demonstração de portfólio para visitantes da Vila Sertões BRB em Brasília.
Conasa
– Entrega de 250 filtros de água caseiros em comunidades ao longo do roteiro do Sertões BRB2024, sem acesso a água potável.
– Duas miniestações de tratamento de água para escolas públicas municipais.
– Hortas pedagógicas na zona rural para complementação da merenda escolar.
– Palestras de Educação ambiental para estudantes do Ensino fundamental.
– Promovendo a coleta de óleos de cozinha para a destinação à fabricação de amaciante e sabão para doação para entidade social.
– Viabilização de parcerias com cooperativas locais para recolhimento e destinação correta de resíduos recicláveis.
Lwart
– Ativação de marca através de estande para interação com público nas vilas Sertões de Brasília e Luís Eduardo Magalhães.
– Ponto de coleta para lubrificantes usados pelas equipes de competição, com o objetivo de re-refino e retorno ao mercado através da economia circular, em forma de óleo básico, matéria-prima para os grandes fabricantes nacionais.
Prospera
– Neutralização das emissões de CO2 de todo o evento, desde os deslocamentos dos colaboradores até mesmo, os carros de competição.
HStern
– Licenciamento da Marca Sertões para criação de relógios e cordões exclusivos Sertões, vendidos nas lojas físicas e online.
– Os relógios edição limitada foram entregues aos campeões do Sertões.
– O colar do líder é uma ativação de marca diária, presenteando os líderes de cada categoria, após o resultado computado.
“O Sertões BRB cresceu tanto que hoje uma de suas principais missões é promover o Brasil. Suas dimensões turística, social e ambiental estão consolidadas e expandem a cada edição. Além disso, o evento se transformou em um lifestyle. Tem pessoas que estão aqui porque querem vivenciar esse mundo, que vai muito além do esporte”, acrescentou Leonora Guedes.