17 reuniões aconteceram antes de MP beneficiar irmãos Batista

Ministro de Lula recebeu executivos da Âmbar Energia, empresa do grupo J&F

As reuniões ocorreram com a presença do ministro Alexandre Silveira, o secretário-executivo Arthur Cerqueira, o secretário nacional de Energia Elétrica Gentil Nogueira e o ex-secretário-executivo Efrain Cruz. As informações foram obtidas através de um pedido via Lei de Acesso à Informação feito pelo partido Novo.

No dia 29 de maio, uma semana antes da medida provisória ser enviada para a Casa Civil aconteceu a última reunião entre o ministro Silveira e o presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta. Antes disso, o ministro recebeu Zanatta no dia 21 de maio. Nenhum desses encontros consta na agenda oficial e pública de Alexandre Silveira.

Os registros indicam que Marcelo Zanatta esteve no ministério 13 vezes em menos de um ano, enquanto o diretor de Estratégia, Inteligência de Mercado e Regulatório, Cristiano Souza, representou a Âmbar nas outras ocasiões.

Para a deputada Adriana Ventura (SP), representante do Novo na Câmara, esses encontros são incomuns.

– É inaceitável que uma medida provisória seja editada para beneficiar diretamente os amigos do rei, em detrimento do consumidor brasileiro. As evidências de repetidas reuniões entre representantes da Âmbar Energia e o Ministério de Minas e Energia, e a celeridade incomum na aprovação dessa medida, levantam sérias questões sobre a transparência e a lisura deste processo.